Colombianos invadem BH e ignoram desfalque de Falcao: "Vou morrer feliz"
Jeremias Wernek
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Jeremias Wernek/UOL
Javier Hunter veio ao Brasil com roupa nas cores da Colômbia e um otimismo enorme: "Vamos para a final"
Milhares de colombianos tomaram as ruas de Belo Horizonte entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado. Empolgados com a equipe de José Pekerman, eles se concentram principalmente na zona central da cidade e assim invadem uma região boêmia da capital mineira. Tanta euforia faz os visitantes ignorarem até o desfalque de Falcao Garcia.
O atacante era a principal esperança da Colômbia na Copa do Mundo, mas a recuperação da cirurgia no joelho não evoluiu como esperado. E ele acabou cortado da lista final e é a grande baixa da equipe para a estreia deste sábado, às 13h, contra a Grécia. Em jogo válido pela primeira rodada do grupo C do Mundial.
"O Falcão é novo, vai ter outra Copa do Mundo para ele jogar. O importante é que estamos aqui, no Brasil. Ver o Mundial no país do futebol é um sonho realizado. Eu já posso morrer, vou morrer feliz depois disso", disse Javier Hunter, 50 anos, que pode ser definido como o resumo da euforia colombiana.
Com uma roupa toda nas cores da bandeira da Colômbia, Hunter virou uma celebridade ao lado do Mineirão. O traje combinado com a personalidade dele fez nascer uma fila para tirar foto com o cafeteiro antigo.
À noite, na praça da Savassi, era possível encontrar facilmente os torcedores da Colômbia no meio dos jovens mineiros. Troca de camisas, roda de papo animadas e até cantoria com direito a pagode embalaram o encontro dos dois povos.
"Estamos sendo muito bem recebido, a cidade está sendo ótima com todos nós. Daqui eu vou direto para o jogo", prometeu Carlos Maciel, 22 anos.
Além da concentração no local, as ruas adjacentes também receberam dezenas de torcedores da Colômbia. Os bares da região ficaram apinhados e foi possível ouvir diversas vezes os gritos de incentivo dos turistas. Um movimento facilmente aceito pelos brasileiros, que aumentavam o coro.
Um bom número de colombianos já tem os planos para a estreia na Copa bem definidos. Alguns grupos de turismo alugaram ônibus e serão largados a poucos metros do Mineirão. Outros irão de táxi e uma terceira opção é utilizar o MOVE ou as linhas tradicionais de coletivos.
Colômbia e Grécia se enfrentam a partir das 13h deste sábado (com acompanhamento do Placar UOL). O time sul-americano chega após boa campanha nas eliminatórias, que culminou com o fim do jejum de Mundial de 16 anos. Já os europeu vão para campo com ótimo retrospecto defensivo.