Xavi fala em "fiasco" e diz que Espanha pode ser eliminada no próximo jogo
Do UOL, em São Paulo
O meio-campista Xavi, que havia defendido a intensa troca de passe que tem caracterizado o estilo de jogo espanhol nos últimos anos, agora diz que a equipe precisa melhorar "em tudo". Ele classificou a derrota humilhante por 5 a 1 para a Holanda em Salvador, na estreia na Copa, como "um fiasco". E já vê ameaçada a participação da Fúria neste Mundial.
"Fizemos tudo errado. O segundo tempo foi um fiasco. Falhamos de uma maneira estridente", afirmou o atleta após a virada dos holandeses, que se vingaram da derrota na final da Copa de 2010 de uma maneira cruel.
"Temos que melhorar em tudo que fizemos errado. Eles nos armaram contra-ataques com muita facilidade."
A Espanha até conseguiu fazer um primeiro tempo equilibrado e abriu o placar após um pênalti duvidoso em Diego Costa. Mas o fiasco começou a partir da segunda etapa, quando a fraqueza defensiva da Fúria ficou evidente.
Erros individuais e coletivos permitiram gols dos holandeses, e os espanhóis não tiveram forças para reverter ou sequer diminuir a desvantagem.
Mas Xavi acredita que a Espanha ainda tem condições de melhorar ainda neste Mundial. Eles voltam a campo contra o Chile, na próxima quarta-feira. "Queremos que [a evolução] seja quarta já. Queremos reagir e mostrar que esse time pode fazer mais."
Ele pediu o apoio da torcida espanhola que está no Brasil para fazer frente aos chilenos. Outra derrota praticamente eliminaria o atual campeão mundial da Copa: "Pedimos que as pessoas estejam com a gente quarta. Sabemos que quarta podemos voltar pra casa."
Espanha sofre pior derrota de um campeão em Copas do Mundo
Del Bosque descarta revolução na Espanha após massacre da Holanda
Holanda se vinga da derrota de 2010 e humilha Espanha com goleada de 5 a 1 




