Contato de barra bravas no RS é baleado por policiais
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
-
Reprodução/Olé
Giba, líder da torcida do Inter, foi baleado por policiais na madrugada desta sexta-feira em Porto Alegre
Gilberto Viegas, conhecido como Giba, foi baleado de raspão em uma das pernas na madrugada desta sexta-feira. O líder de uma das organizadas do Internacional e contato dos barra bravas [torcedores violentos] argentinos em Porto Alegre chegava em sua residência próximo ao Beira-Rio quando ato ocorreu. A polícia inquérito interno para apurar o caso.
Segundo Giba, houve suspeita que ele e seus amigos fossem furtar um carro. Já os policiais alegam que o torcedor estava em um veículo com amigos que foi abordado e tentou fuga, batendo em outros carros. Ao conseguirem a interceptação, os policiais alegam que o colorado teria feito um movimento semelhante ao saque de uma arma.
A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia de Pronto Atendimento e a versão dos homens da lei alega legítima defesa.
Gilberto Viegas ficou conhecido quando concedeu entrevista ao jornal argentino Olé afirmando ter 200 ingressos para distribuir aos barra bravas argentinos para Copa do Mundo.
Tal situação alertou as autoridades brasileiras, que o chamaram para depor. À polícia, Giba mudou o discurso e disse que desistiu de ceder as entradas e de receber os torcedores em um QG que seria montado na cidade de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.
Na última quarta-feira, a justiça gaúcha proibiu Giba de ver os jogos da Copa do Mundo nos estádios. A pena vale para a capital gaúcha e os jogos da Argentina independente da praça.