Campeão de 70 abençoa seleção do 'grupo da morte' antes da estreia na Copa

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação/Santos FC

    Ex-volante Clodoaldo ao lado do técnico da Costa Rica, Jorge Luis Pinto, em entrevista na Vila Belmiro

    Ex-volante Clodoaldo ao lado do técnico da Costa Rica, Jorge Luis Pinto, em entrevista na Vila Belmiro

Antes de estrear na Copa do Mundo do Brasil, diante do Uruguai, neste sábado, às 16h (de Brasília), no estádio Castelão, em Fortaleza, a seleção da Costa Rica recebeu o apoio do ex-volante Clodoaldo, titular na campanha do tri-mundial da seleção brasileira em 1970, no México.

Os costarriquenhos precisam da "benção" de Clodoaldo, pois são considerados os azarões da Copa do Mundo. Isso porque eles figuram no "grupo da morte", que conta com três campeões mundiais – Uruguai, Itália e Inglaterra. Após a estreia contra os uruguaios neste sábado, a Costa Rica enfrenta a Itália, no dia 20, na Arena Pernambuco, e Inglaterra, no dia 24, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Corró, como é conhecido o ex-volante do Santos, foi apresentado aos jogadores da Costa Rica pelo técnico Jorge Luis Pinto. O treinador costarriquenho não escondeu sua admiração por Clodoaldo, que contou histórias de sua passagem vencedora pela seleção brasileira para motivar os atletas.

"Aproveitamos para apresentar os jogadores ao Clodoaldo, porque muitos deles não o conheciam. Ele era um homem de recuperação, que jogava pelo meio, e contou a eles (atletas) com quem jogava: Pelé, Rivelino, Tostão e Gerson. Os jogadores ficaram surpresos. Eles também trocaram palavras de muito carinho", afirmou o técnico da Costa Rica.

O meia Celso Borges, que tem laços com o Brasil. Ele é filho do brasileiro Alexandre Guimarães, que disputou como jogador da Costa Rica a Copa do Mundo de 1990, na Itália, e foi o técnico da seleção costarriquenha no Mundial de 2002, disputado no Japão e na Coréia do Sul, era um dos poucos que conhecia a história de Clodoaldo.

"Escutei muito sobre ele por meu avô e meu pai. Para nós, é sempre bom ser visitado por grandes jogadores, ainda mais um campeão mundial. Estamos honrados pela presença dele conosco. Foi uma experiência bonita, que vai nos ajudar muito", disse o meia, que fez questão de registrar o encontro com o ex-volante em uma rede social.

A Costa Rica realiza na tarde desta sexta-feira o treino de reconhecimento de gramado da Arena Castelão, palco da estreia. O meia-atacante, Joel Campbell, que pertence ao Arsenal, da Inglaterra, e esteve emprestado ao Olimpíacos, da Grécia, é uma das principais esperanças dos costarriquenhos na Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos