Neymar supera astros da atualidade e lendas da seleção em estreia de Copa

Fernando Duarte, Paulo Passos, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

Neymar já fez história no seu primeiro jogo de Copa do Mundo. Numa estreia marcada pela dificuldade e até erros de arbitragem a favor do Brasil, o atacante marcou dois gols na vitória de 3 a 1 sobre a Croácia e conseguiu ser mais decisivo que os principais astros do futebol na atualidade, Messi e Cristiano Ronaldo, e que lendas da seleção brasileira, como Pelé, Ronaldo e Romário, quando estes estiveram na mesma situação.

O atacante de 22 anos levou 25 minutos para fazer o seu primeiro gol numa Copa, no 3 a 1 sobre a Croácia, nesta quinta-feira, em São Paulo. E a situação foi de extrema pressão, com o Brasil perdendo e jogando mal. O atacante recebeu a bola fora da área e tocou no canto do goleiro. A bola chegou a bater na trave antes de entrar.

"Era mais do que eu sonhava", resumiu Neymar após a vitória. Ele foi escolhido melhor jogador em campo em pesquisa organizada pela Fifa.

Ainda assim, a grande estrela do Brasil evitou comparações com grandes estrelas, como Messi.

"Não tem nada disso. Não quero esse tipo de comparação. Ele é um ídolo, um grande jogador e que não precisa entrar nessa questão. Fico feliz em marcar esses gols, mas só penso em ajudar a seleção neste objetivo de ganhar a Copa. Não quero comparar nada".

Depois da partida, Felipão admitiu que consultou os capitães do time e os questionou sobre a pressão que Neymar sofre por ser o principal jogador do time.

"Conversando com esse pessoal, os quatro capitães (Thiago Silva, Fred, David Luiz e Júlio César), eles disseram: A única coisa que a gente quer é que ele seja feliz jogando bola. Ele precisa saber que nós sabemos que vamos jogar para ele", disse o técnico.

Veja como foram outras estreias célebres:
  • Arquivo Pessoal
    Pelé - 1958 (Brasil 2 x 0 URSS)
    Fora dos dois primeiros jogos da seleção na Suécia, entrou no time ao lado de Garrincha para enfrentar a União Soviética. Jogou os 90 minutos mas não marcou gols, enquanto Garrincha foi o grande destaque
  • Allsport UK /Allsport
    Diego Maradona - 1982 (Argentina 0 x 1 Bélgica)
    Depois da polêmica exclusão do Mundial de 1978, foi à Espanha disposto a fazer chover. A Argentina perdeu na estreia e acabou perdendo contra Brasil e Itália na segunda fase ? e Dom Diego foi ainda expulso contra o Brasil.
  • Shaun Botterill/Getty Images
    Ronaldo - 1998 (Brasil 2 x 1 Escócia)
    Sob pressão talvez maior que a de Neymar hoje, o ?Fenômeno?, que já tinha sido eleito melhor do mundo, fez um jogo de muita luta, mas passou em branco na partida em que o Brasil venceu com um gol contra do zagueiro Boyd.
  • Pisco del Gaiso/Folha Imagem
    Romario - 1990 (Brasil 1 x 0 Escócia)
    Prejudicado por uma fratura na perna, o então jogador do PSV Eindhoven perdeu espaço para Muller e atuou apenas 65 minutos na última partida da fase de grupos, sequer sendo utilizado contra a Argentina nas oitavas.
  • EFE/Ballesteros
    Lionel Messi - 2006 (Argentina 6 x 0 Sérvia)
    Coadjuvante e com apenas 18 anos, fez sua estreia em Mundiais atuando apenas 15 minutos, mas marcando seu único gol até hoje em Copas aos 43 minutos do segundo tempo na goleada da Argentina.
  • Shaun Botterill/Getty Images
    Cristiano Ronaldo - 2006 (Portugal 1 x 0 Angola)
    Passou em branco numa partida em que os portugueses, então comandados por Luiz Felipe Scolari, estiveram longe de brilhar contra sua ex-colônia. Abriria sua conta contra o Irã, na partida seguinte, de pênalti.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos