Manifestantes são impedidos de chegar em Fan Fest no DF; 2 são detidos

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

  • Aiuri Rebello/UOL

    12.jun.2014 - Manifestante mascarado é detido ao tentar se aproximar com protesto de Fan Fest no DF

    12.jun.2014 - Manifestante mascarado é detido ao tentar se aproximar com protesto de Fan Fest no DF

Uma pequena manifestação com cerca de 100 pessoas que tentava ir para a Fan Fest da Copa no Distrito Federal foi impedida de se aproximar pela PM quando chegou a cerca de dois quilômetros do local do evento em Taguatinga, no Distrito Federal. Houve um princípio de confusão entre manifestantes e policiais, que usaram sprays de pimenta e cacetes para tentar dispersar o protesto, quando este tentou furar o bloqueio.

O princípio de confusão aconteceu por volta das 16h30, enquanto muitos torcedores chegavam ao Taguaparque, onde acontece a Fan Fest no DF. Em meio ao tumulto, dois manifestantes com os rostos cobertos foram detidos para averiguação. Antes, os líderes do movimento Comitê Popular da Copa no DF tentaram negociar a entrada do grupo na Fan Fest com a PM, mas não houve acordo.

Após o episódio, os manifestantes voltaram à Praça do Relógio, onde se dispersaram. Não houve feridos. De acordo com o ativista Thiago Ávila, de 27 anos, um dos organizadores do protesto desta quinta-feira (12) no DF, a iniciativa não é contra a Copa, e sim contra a tentativa do governo de proibir a liberdade de expressão. "Nós adoramos futebol, mas não dá para tolerar este estado de coisas", diz ele.

"A presidente Dilma vai à TV dizer que os manifestantes são os baluartes da democracia, mas não é o que se vê aqui, em São Paulo e em todos os lugares que os manifestantes tem sido impedidos de protestar", disse o ativista. O grupo promete protestos para os sete jogos da Copa no Mané Garrincha, em Brasília.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos