Inglaterra treina meio-dia e usa camisa longa antes de estreia em Manaus

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção da Inglaterra estreia na Copa do Mundo de 2014 no sábado, em Manaus, uma das sedes mais quentes do Mundial de 2014. E para aclimatar jogadores ao calor amazônico, a comissão técnicas inglesa montou uma programação especial de treinamentos no Rio de Janeiro. Dias antes do jogo contra a Itália, a seleção inglesa tem treinado sob o sol do meio-dia na capital fluminense. Alguns jogadores têm usado inclusive camisas de mangas longas durante as atividades.

Expor os jogadores ao calor dias antes da estreia na Copa, contra a Itália, é proposital. De acordo com a Federação Inglesa, todo o período de preparação da seleção para o Mundial já incluiu viagens a amistosos por lugares naturalmente quentes justamente para aclimatar os jogadores, acostumados ao clima frio e chuvoso da Inglaterra.

A seleção inglesa já passou por Portugal e por Miami, nos Estados Unidos, antes de chegar ao Rio de Janeiro. Na cidade norte-americana, aliás, treinou e fez um amistoso contra Honduras em dias mais quentes que os enfrentados no Rio desde sua chegada, no domingo.

No Rio, a Inglaterra já realizou três treinamentos (segunda, terça e quarta-feira). Os três, por volta do meio-dia. Segundo o técnico Roy Hodgson, só o treinamento de segunda foi mais leve. Os outros dois treinos feitos no Brasil foram os mais intensos de toda a estada inglesa no Brasil.

Durante as atividades, entretanto, há uma preocupação com saúde dos atletas. Na quarta, dez minutos depois dos jogadores entrarem em campo, a comissão técnica fez uma pausa para hidratação dos jogadores. Borrifadores de água também foram usados para refrescar.

Viagem a Manaus

A Inglaterra viaja nesta quinta-feira a Manaus. A equipe não vai treinar na capital do Amazonas no seu primeiro dia na cidade. Ficará na academia.

Na sexta, a seleção fará o reconhecimento do gramado da Arena Amazônia, que, aliás, tem sido duramente criticada pela imprensa da Inglaterra. A Federação Inglesa, porém, insiste que não vê nenhum problema com a cidade-sede do primeiro jogo da seleção na Copa, com o estádio e principalmente com o gramado.

Depois de Manaus, a Inglaterra jogará em São Paulo, contra o Uruguai (dia 19), e em Belo Horizonte, contra a Costa Rica (dia 24).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos