Polícia mapeia BH e cria até perfil de consumo à espera dos barra bravas

Jeremias Wernek

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Hinchadas Unidas Argentinas

    O grupo Hinchadas Unidas Argentinas anunciou que se dissolveu. Mas a Polícia Federal segue de olho

    O grupo Hinchadas Unidas Argentinas anunciou que se dissolveu. Mas a Polícia Federal segue de olho

Monitoramento de hotéis e casas específicas. Contato ininterrupto com a Polícia Federal e também com embaixadas e consulados. Criação de um perfil financeiro e respectivo 'encaixe' em bairros da cidade. Estas são as principais ações da Polícia Militar de Minas Gerais para lidar com a chegada dos barra bravas e dos hooligans durante a Copa do Mundo.

O plano é seguir os passos dos torcedores mais radicais de Argentina e Inglaterra e só agir mediante operação conjunta com a PF. Com um contingente de três mil policiais, o chamado 'Batalhão Copa' vai agir diretamente com os turistas. E dentro deste nicho poderá localizar distúrbios e seus responsáveis. O mapeamento da cidade para este tema já está pronto.

"Já sabemos onde eles vão se instalar. Mapeamos a cidade: hotéis e casas alugadas. Temos dados e informações sobre locais e contatos. Todo o modus operandis (modo de operação) deles", disse o Major Gilmar Luciano.

Com os dados obtidos, a PM já até traçou um perfil dos visitantes mais radicais e violentos. De acordo com o levantamento, os ingleses devem se concentrar em hotéis da região da Pampulha. Onde os valores são mais elevados.

Já os argentinos devem preferir locais no centro de Belo Horizonte, onde os custos podem ser bancados com menos dinheiro.

"Belo Horizonte não possui uma região específica de hotéis. Então mapeamos e monitoramos diversas áreas da cidade. Os ingleses contam com um poder aquisitivo maior, mas os argentinos não. Com isto temos ideia de onde vão andar e consumir enquanto estiverem na cidade", garante o representante da Polícia Militar.

Segundo informações da PM, Belo Horizonte ainda não recebeu nenhum integrante das listas elaboradas pela Polícia Federal onde aparecerem as barra-bravas. E até faz sentido.

Mesmo que a seleção de Messi, Agüero e Di Maria esteja instalada na Cidade do Galo, em Vespasiano, a estreia da albiceleste na Copa do Mundo acontece no Rio de Janeiro, no próximo domingo. A equipe atua no Mineirão no dia 21 de junho.

E será perto desta data que os argentinos aportarão em maior quantidade em Belo Horizonte, de acordo com a polícia. Já os ingleses jogam em Minas Gerais três dias depois da Argentina. A equipe de Rooney encara a Costa Rica, na última rodada do grupo D.

Nos últimos dias foi possível notar o aumento no número de policiais nas ruas da cidade. Somente na região central, passou a ser comum encontrar um grupo de farda em esquinas e locais com grande fluxo de pessoas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos