Chile tem menor média de altura da Copa e é o legítimo baixinho invocado
Jeremias Wernek
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Jeremias Wernek/UOL
Chile tem média de altura mais baixa da Copa do Mundo: 1,76m. G. Jara foi um dos que não gostou do tema
O Chile é o time mais baixo da Copa do Mundo com 1,76m de média entre seus 23 jogadores. A característica rende perguntas. E as perguntas não agradam. O elenco se defende com exemplos, cita jogos em campeonatos nacionais. Desempenho individual de cada um dos seus baixinhos. Fala em treinamento especifico para bola parada. Mas sempre deixa escapar uma insatisfação quando o tema é citado.
"Esse assunto já é velho, já foi falado demais. Não temos defensores tão altos como antes, é verdade. Mas lidamos bem com isto", disse Gonzalo Jara, de 1,78m, com um semblante de insatisfação ao se deparar com o questionamento.
O jogador mais baixo da delegação é Marcelo Diaz, com 1,66m. Alexis Sánchez, grande esperança de gols, vem pouco depois com três centímetros a mais. Fuenzalida e Gary Medel estão perto com 1,71m e 1,72m, respectivamente.
O goleiro Claudio Bravo e o centroavante Pinilla são os mais altos entre os concentrados na Toca da Raposa, em Belo Horizonte: 1,85m. Vidal, peça-chave da equipe, tem 1,80m e figura entre os grandalhões do elenco também.
Até por isto a bola parada foi um dos primeiros fundamentos trabalhados pelo técnico Jorge Sampaoli depois de desembarcar no Brasil. No único treinamento aberto realizado em Belo Horizonte, na sexta-feira da semana passada, o Chile ficou mais de 30 minutos exercitando a bola parada.
"Sabemos que nosso time tem a estatura mais baixa do Mundial. E os adversários do grupo têm jogadores rápidos, agressivos. São times que se aproveitam muito desta circunstância. Então treinar isto é algo lógico", comentou Fuenzalida com muito mais sobriedade que os colegas.
A estatura mais baixa é o ônus de um grupo com velocidade e intensidade. Características que forjam o estilo de jogo do Chile de Sampaoli. Um time que pressiona no ataque e gosta de jogar em profundidade.
"A ideia da comissão técnica é manter o que temos feito. Seria um erro mudar nossa ideia de futebol. Quando fizemos isto, sofremos", comentou o defensor Rojas.
Depois do Chile, o time com menos estatura da Copa do Mundo é o Japão. Os asiáticos têm média de altura de 1,78m. Alemanha, Bósnia e Herzegóvina e Grécia dividem o posto de equipe mais alta do Mundial. Com 1m85m.
O Chile estreia no grupo B na sexta-feira, contra a Austrália, na Arena Pantanal. Vidal, que chegou a ter o corte especulado pela mídia chilena, deve ficar de fora da partida. Ele ainda se recupera de uma cirurgia no joelho direito, realizada há um mês e meio.