Técnico da Inglaterra volta a Copa após 20 anos com time jovem, mas forte

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO/PIOTR HAWALEJ

    Experiente e motivado por "sua seleção", Hodgson chega para sua segunda Copa

    Experiente e motivado por "sua seleção", Hodgson chega para sua segunda Copa

A Copa do Mundo de 2014 é especial para o técnico da Inglaterra, Roy Hodgson. Depois de 20 anos, o inglês enfim voltará a comandar uma seleção em um Mundial da Fifa. E desta vez, treinará a equipe de seu país, em um torneio "onde o futebol é uma religião".

Hodgson treinou a Suíça na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Conseguiu levar a equipe, que nunca foi favorita a um título mundial, para as oitavas de final do torneio. Acabou eliminado pela Espanha, mas disse que adquiriu experiência com a derrota.

Depois disso, o técnico trabalhou em clubes europeus de expressão com a Internazionale, da Itália, e o Liverpool, da Inglaterra. Ainda treinou as seleções da Finlândia e dos Emirados Árabes. Com nenhuma delas, porém, chegou a uma Copa do Mundo. Nenhuma delas era a seleção inglesa.

"Estou feliz de estar aqui, pela segunda vez em uma Copa do Mundo", afirmou Hodgson nesta terça-feira, em entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro. "Desta vez é especial. Desta vez, venho como técnico do meu país."

Hodgson falou com jornalistas pela primeira vez desde que chegou ao Brasil nesta manhã. Apareceu bem humorado na sala de imprensa montada no Centro de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Cumprimentou jornalistas com um "oi", em português. Questionado por uma jornalista brasileira sobre suas qualidades, preferiu manter o tom de humildade, mas ressaltou ter ganhado conhecimento desde a última vez que esteve numa Copa. Além disso, disse não ter perdido o entusiasmo.

"É sempre difícil se descrever, mas não há duvida de que em, 20 anos, eu devo ter evoluído como técnico e como pessoa. A experiência no trabalho faz com que melhore", disse o técnico. "Também acho que não perdi a vitalidade e o entusiasmo."

E não é só o técnico da Inglaterra que tem qualidades. O próprio Hodgson disse que a equipe inglesa que veio ao Brasil é forte. Tem jogadores jovens, que ainda querem buscar seu espaço na seleção, e atletas experientes, com outras participações em Copas.

Isso tudo dá mais chances ao time no Mundial do Brasil. "A gente tem opções e mais ritmo, mobilidade. Muitos jogadores tem boa técnica", afirmou o técnico. "Temos três jogos garantidos aqui [na primeira fase]. Vamos dar tudo para chegar adiante."

Inglaterra no Brasil

A seleção inglesa chegou no domingo ao Brasil. A equipe está hospedada no Rio de Janeiro e tem usado o Centro de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio, para treinamentos.

Na segunda, a Inglaterra fez seu primeiro treino no Rio. A atividade, porém, foi fechada. Nenhum jornalista pôde acompanhar o treinamento, que ocorreu pela manhã.

De tarde, os ingleses foram à favela da Rocinha. Lá, atletas jogaram capoeira com moradores do local.

Na terça, a Inglaterra voltou a treinar na Urca. O treino novamente foi fechado. Segundo Hodgson, também foi mais intenso.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos