Isso é Brasil: Equador treina com 12 graus, mas estreia será perto de 30
Marinho Saldanha
Do UOL, em Viamão (RS)
O Equador já conhecerá as peculiaridades do Brasil na estreia. Treinando no Rio Grande do Sul, 'La Tri' encontrou o inverno gaúcho dando as caras. No primeiro dia de atividade, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, os jogadores encararam 12 graus de temperatura.Na estreia, domingo, em Brasília, a previsão aponta 30.
"Foi a primeira cidade fria do Brasil que eu conheci. Acho que os jogadores podem sentir um pouco, mas a maioria está acostumada com isso", disse Hermen Benítez, ex-atacante da seleção, que acompanha a delegação.
No trabalho, camisetas e calções foram trocadas por meias, tocas, calças e casacos. Após atividade física, os jogadores foram para o gramado do campo construído no hotel que serve de concentração para equipe. E ali, encararam a baixa temperatura.
Em Brasília, o calor seco mudará totalmente o clima. A temperatura prevista para o jogo diante da Suíça, marcado para as 13h, gira em torno de 30 graus.
E o primeiro embate é considerado fundamental pela seleção. "Estamos prontos, a Suíça é muito forte, mas tenho certeza que temos totais condições de vencer", atestou o zagueiro Achílier. "Realmente aqui é bastante frio. E lá diferente. Mas vamos superar isso", acrescentou o volante Noboa.
O Equador dividiu a atividade desta terça em duas etapas. Inicialmente, um treinamento físico ocorreu na academia. Depois, atividades de campo foram comandadas com parte fechada para imprensa.