Felipão faz testes em penúltimo treino antes da estreia na Copa

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Teresópolis

Debaixo de chuva e com muito frio, Luiz Felipe Scolari comandou um treino mais curto nesta terça, o penúltimo da seleção brasileira antes da estreia na Copa do Mundo, na próxima quinta-feira, contra a Croácia. Em um coletivo de cerca de meia hora, disputado em campo reduzido, o treinador resolveu fazer um teste importante, colocando Ramires na vaga de Oscar.

A alteração só se deu na metade do coletivo, que começou com os titulares usuais da seleção. Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Hulk, Oscar, Neymar e Fred entraram em campo de colete, os mesmos que devem iniciar o jogo no Itaquerão na próxima quinta.

Oscar chegou a marcar uma vez antes de ser substituído por Ramires, quando o jogo já estava 3 a 0 (terminou 4 a 0, com dois de Neymar e um de Hulk). Até então, Felipão só havia testado Willian na vaga do camisa 11. A escolha por Ramires pode representar uma opção tática diferente ou ser mais um indício de que Oscar tem seu lugar ameaçado. 

Hulk também deixou o time antes da hora, mas para ir direto à academia. A 15 minutos do fim do coletivo, o atacante pediu para sair e deu um susto em quem acompanhava o treino. Mais tarde, porém, José Luiz Runco, médico da seleção, avisou, via assessoria de imprensa, que estava tudo bem com o camisa 7, que só havia sido poupado. 

Depois do coletivo, os jogadores foram se dispersando aos poucos. Enquanto um grupo permaneceu cobrando pênaltis, um outro treinou cruzamentos no outro lado do campo. Mais tarde, Neymar, Willian, Hernanes e David Luiz ainda gastariam cerca de 20 minutos com batidas de falta, especialmente os dois primeiros.

Felipão, ao contrário do que costuma fazer, acompanhou tudo mais à distância. Nesta tarde, o técnico foi informado da morte de Tarcisio Schneider, seu sobrinho, que sofreu um acidente de carro em Passo Fundo.

Apesar da fatalidade, Felipão foi normalmente ao gramado para acompanhar o treino. Até o momento, não há previsão de que ele mude a sua programação e vá até o Rio Grande do Sul acompanhar o velório e o enterro. A seleção deixa Teresópolis por volta das 19h, vai de ônibus para o Rio de Janeiro e, de avião, ruma para São Paulo, onde encara a Croácia na próxima quinta. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos