Equador ignora cansaço e recebe chave de cidade gaúcha em festa para 5 mil

Marinho Saldanha

Do UOL, em Viamão (RS)

  • Marinho Saldanha/UOL

    Praça da Matriz na cidade de Viamão lotada em festa para receber seleção do Equador

    Praça da Matriz na cidade de Viamão lotada em festa para receber seleção do Equador

Brasil e Equador não são nações ligadas pela história. Nem mesmo geograficamente são vizinhos. O Rio Grande do Sul, ainda, fica mais longe do país. Mas nesta segunda-feira, era como se a delegação de 'La Tri' estivesse em casa. Foram 5 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, em uma festa na praça da Matriz, no município de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. Tudo para ver os jogadores equatorianos, que reconheceram o apreço e desceram do ônibus da da delegação para receber a chave simbólica da cidade

Nem mesmo o atraso de três horas e o desgaste natural de uma viagem que iniciou às 11h [horário de Brasília] evitou o contato entre os atletas do Equador e os viamonenses, em festa por ser o único município gaúcho a receber uma seleção durante a Copa do Mundo.

A praça esteve lotada desde o início da tarde. Foram shows com escolas de samba e bandas regionais para esperar o Equador. As calçadas da cidade estão pintadas em amarelo, vermelho e azul e até um centro para receber turistas foi feito.

O ponto alto da celebração ocorreu quando chegou o ônibus da delegação equatoriana,por volta das 21h15. Os jogadores, percebendo o tamanho da festa, fizeram questão de descer e ir até o palco para homenagem.

O prefeito Valdir Bonatto entregou a Valencia, que atua pelo Manchester United, a chave simbólica da cidade, que receberá 'La Tri' durante o mundial. Em poucas palavras, o atleta agradeceu o apoio.

"Nunca esperávamos algo assim. Nos deixa muito feliz e motivados para fazer o melhor no Mundial", disse Valencia.

Marinho Saldanha/UOL
Valencia, do Equador, fala pelos jogadores na festa realizada em Viamão-RS

Antes de ir embora, os equatorianos ainda atenderam os aficionados gaúchos concedendo autógrafos e posando para fotos. A presença dos jogadores não chegou uma hora de duração, mas deu razão a festa montada.

O Equador estreia na Copa do Mundo no próximo domingo, contra a Suíça, em Brasília. No grupo E da competição ainda estão Honduras e França. A equipe será a única a treinar no Rio Grande do Sul durante os jogos.

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos