Espanha chega a Curitiba, ganha torcida no aeroporto, mas dribla recepção
Guilherme Palenzuela
Do UOL, em Curitiba*
Atual campeã mundial, a Espanha já está no Brasil para a disputa da Copa do Mundo. A equipe veio dos Estados Unidos, onde realizou a fase final de sua preparação, em um voo fretado da Ibéria e pousou no Aeroporto Afonso Pena, São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, às 20h05 deste domingo.
No desembarque, os jogadores espanhóis foram recepcionados pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que entregou uma lembrança de Curitiba à delegação e desejou boa sorte na Copa do Mundo. O presente, no entanto, não foi revelado pelo político aos jornalistas após o encontro.
Já os torcedores que compareceram ao aeroporto com camisas mostraram muita animação com gritos e muitas palmas, em clima de arquibancada. Foram poucos os espanhóis, mas muitos os brasileiros com camisas da seleção, do Barcelona e do Real Madrid. Os curiosos se aglomeraram em frente ao vidro do aeroporto que dá visão à pista de pouso e decolagem. Muitos deles com câmeras, para filmar e fotografar a chegada dos espanhóis. Assim que o avião da Ibéria parou, a torcida desceu para o saguão de desembarque internacional, no qual não encontrariam os jogadores.
Como já estava previsto, a delegação espanhola desceu direto da pista de pouso no Afonso Pena, pegou um ônibus e foi direto ao CT do Caju, do Atlético-PR, onde ficará alojada e realizará a maior parte dos treinos durante a Copa do Mundo. A estreia no Mundial acontece no dia 13 de junho, em Salvador, contra a Holanda, na reedição da última final da edição de 2010 do torneio, na África do Sul. Depois, no dia 23, a Espanha joga em Curitiba, na Arena da Baixada, contra a Austrália.
Enquanto aguardavam uma possível passagem dos jogadores pelo saguão, os curiosos misturaram a torcida. Em coro, começaram gritos de "Espanha, Espanha", que logo foram abafados por "Brasil, Brasil". Alguns dos que esperavam a seleção ensaiaram vaias ao perceberem que não veriam de perto os atletas.
*Atualizado às 20h53