Acampamento gaúcho terá curso de churrasco e chimarrão para gringos na Copa

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL Esporte

    Gaúchos trabalham na conclusão dos piquetes para acampamento da Copa do Mundo

    Gaúchos trabalham na conclusão dos piquetes para acampamento da Copa do Mundo

Passar pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, ou simplesmente Parque da Harmonia, por volta do meio-dia é um convite à culinária gaúcha. Enquanto montam os piquetes [galpões que abrigarão grupos tradicionalistas] para o Acampamento Farroupilha da Copa do Mundo, os locais preparam pratos típicos do Sul. E quem visitar o reduto durante o Mundial, poderá, além de saborear, aprender a assar um genuíno churrasco e até preparar o chimarrão. Serão cursos e atividades culturais realizadas durante todo período de jogos com entrada gratuita e hospitalidade garantida.

A edição do Acampamento Farroupilha durante a Copa é reduzida. Na semana em que comemoram a Revolução Farroupilha, em setembro, os gaúchos mobilizam em torno de 380 piquetes no parque. Durante o período excepcional serão apenas 80.

A seleção dos escolhidos para receber os turistas levou em conta o que tinham para apresentar. Palestras sobre a cultura gaúcha, cursos de churrasco, chimarrão, apresentações de danças típicas, indumentária e exibições de montaria estão entre as atrações do local.

A reportagem do UOL Esporte visitou o parque na manhã desta sexta-feira. A maioria dos galpões ainda não está pronto, mas entre uma atividade e outra, os responsáveis encontram tempo para algo que é peculiar na cultura do Rio Grande do Sul: uma roda de chimarrão.

"Isso é algo que temos muito a oferecer. A hospitalidade. Além de falarmos da cultura, do povo, do Rio Grande, vamos mostrar que é muito do gaúcho conversar, receber bem as pessoas, abrir a sua casa para novos amigos", disse Flávio Luiz Vargas, que ao lado de Marcos Augusto de Mesquita, o Polaco, trabalhavam na construção do piquete do CTG Gaudérios de São Pedro, que tem sede no Rio de Janeiro.

Ambos gaúchos, explicaram que a ida do Centro de Tradições Gaúchas [CTG] para o Rio se deu por conta dos patrões da casa, que naturais do RS, se mudaram para solo carioca.

"Ficaremos aqui abertos durante a Copa com palestras sobre a cultura do Rio Grande. E depois vamos seguir até setembro. Isso aqui [acampamento] deveria ficar aberto o ano inteiro, deveria ser um ponto turístico de Porto Alegre, e não somente alguns meses", disse.

Não haverá cobrança para entrada ou mesmo para as atividades apresentadas no acampamento. Os cursos de churrasco e chimarrão, por exemplo, ocorrerão gratuitamente. O único problema pode ser a comunicação.

"Acho que ninguém aqui fala inglês. Vamos no 'embromation' até conseguir passar alguma coisa ou contar com alguém que entenda e possa ajudar. Mas vamos tirar de letra. Recebemos muitas pessoas durante os períodos da semana farroupilha. Será como qualquer dia", disse, citando os 15 anos de experiência do piquete.

Marinho Saldanha/UOL Esporte
Acampamento Farroupilha é antecipado e tem versão reduzida para Copa do Mundo

Preocupação com segurança

O Parque da Harmonia é aberto ao público, mas não conta com seguranças 24h. Durante o período da Copa do Mundo, a segurança estará reforçada no local. Porém, nem sempre isso ocorre. Os responsáveis pelos piquetes manifestam a preocupação em relação aos períodos sem presença de turistas. Os piquetes receberão o público entre as 10h e as 22h.

A prefeitura de Porto Alegre estima que 400 mil pessoas passem pelo acampamento no período da Copa. Há praça de alimentação e banheiros no local. Telões estão instalados em alguns piquetes para transmissão dos jogos da Copa. O parque fica no centro da capital, próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol, onde será realizada a Fan Fest da Fifa.

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos