Ex-Grêmio acalma Sneijder sobre Copa e 'corneta' camaronês: "Vai se perder"

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação/Site oficial do Galatasaray

    Alex Telles, no Galatasaray, virou consultor de gringos sobre o Brasil para Copa do Mundo

    Alex Telles, no Galatasaray, virou consultor de gringos sobre o Brasil para Copa do Mundo

Alex Telles teve atribuições além da lateral esquerda do Galatasaray recentemente. O jogador virou uma espécie de consultor dos colegas que disputarão a Copa do Mundo no Brasil. Hajrovic [Bósnia] Sneijder [Holanda], Muslera [Uruguai], Chedjou [Camarões] e Drogba [Costa do Marfim] estarão no Mundial, e o holandês é o mais interessado. Nas conversas sobrou para o zagueiro camaronês, que foi alvo de brincadeiras pelo jogo contra o Brasil.

"A gente sempre brinca. Digo que ele vai ter que enfrentar adversários como Neymar, Hulk, Fred, Bernard, que vai se perder. São jogadores diferenciados. Mas é brincadeira, desejo toda sorte para ele", disse Telles ao UOL Esporte. "Ele me perguntou sobre Brasília. Disse que é quente e seco, já joguei lá. Dependendo do horário, vai sofrer", completou.

Alex Telles deixou o Grêmio no começo do ano. Vendido ao Galatasaray, não demorou para se firmar na equipe titular, jogou 24 jogos, marcou 1 gol e deu uma assistência. Atualmente passa férias em Caxias do Sul, sua cidade natal.

A amizade com estrelas do futebol foi rápida. Entre os que disputarão o Mundial, Sneijder foi o mais interessado no Brasil. De cara, Telles acalmou o holandês sobre manifestações e as obras para Copa. E ainda preparou um encontro em Porto Alegre.

"Ele ficou um pouco preocupado por causa das notícias que saem sobre obras atrasadas e manifestações. Mas eu disse que é normal, que acontece em qualquer país. Disse que vai dar tudo certo na Copa, que está tudo dentro do previsto. Como somos brasileiros, defendemos o país. Falei para ele ficar tranquilo que tudo vai dar certo", afirmou.

"Não planejamos um encontro em Porto Alegre. Mas quando ele chegar, vai me avisar e eu vou  visitá-lo no hotel. Vamos conversar, é mais uma maneira de nos unirmos. Ele me perguntou sobre a cidade, o povo, o Beira-Rio. Eu disse que é um estádio novo, que o clima é mais frio do que no restante do Brasil e que o povo é acolhedor. Ele está tranquilo", completou Telles.

A rápida adaptação ao futebol europeu foi reflexo do entrosamento com companheiros e do auxílio de brasileiros como Taffarel [preparador de goleiros do Galatasaray] e o volante Felipe Mello.

"É incrível. Sempre sonhei em jogar com jogadores assim. Está sendo muito importante na minha vida. Amizades com jogadores como estes. O Felipe Mello me ajudou muito. O Taffarel, que para mim é o maior goleiro da história do Brasil, também. Estou ganhando muito para minha vida e fico muito feliz", comemorou.

Drogba no Grêmio? Rhodolfo de saída?

No fim de 2012, um boato tomou conta das redes sociais. Drogba estaria nos planos do Grêmio. Na época, o africano havia se desligado do futebol chinês e vivia futuro incerto. O clube gaúcho sonhava alto e via nele a chance de ter um ídolo mundial e uma figura de marketing perfeita. Alex Telles ainda não defendia o Grêmio. Agora colega do centroavante, ele não chegou a perguntar se era verdade, mas ouve os boatos.

"O Drogba é um cara mais fechado. Não cheguei a perguntar para ele se é verdade. Mas há boatos que ele tem a camisa do Grêmio, que a direção mandou, que tem o material do clube. Não tive liberdade de perguntar isso para ele. É um cara gente boa, mas é um pouco mais fechado. Fiquei sabendo que tem a camiseta", disse.

Enquanto isso, a imprensa turca noticia um suposto interesse do Galatasaray em mais um gremista: o zagueiro Rhodolfo. Segundo Telles, o apreço do técnico Roberto Mancini pelo defensor é fato, mas é cedo para dizer alguma coisa.

"Eu fiquei sabendo. Era para ele ter ido logo depois que eu fui. Mas fechou a janela e não houve tempo. Agora quem me disse foi meu pai. A gente sabe que às vezes as notícias não são verdadeiras. Mas o Mancini [Roberto, técnico] gosta dele. Já me perguntou sobre ele. E tomara que ele vá jogar conosco", finalizou.

Alex Telles foi formado na base do Juventude e chegou ao Grêmio no princípio do ano passado. As boas atuações renderam o título de melhor lateral esquerdo do Brasileirão 2013 e a venda rendeu quase 3 milhões de euros ao clube gaúcho, que era dono de 40% de seus direitos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos