Chile chega com atraso e é recebido por família 'infiltrada' no Brasil

Jeremias Wernek

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Jeremias Wernek/UOL

    Delegação chilena teve atraso no voo, mas contou com boa recepção no CT do Cruzeiro

    Delegação chilena teve atraso no voo, mas contou com boa recepção no CT do Cruzeiro

A delegação do Chile chegou a Belo Horizonte com atraso na noite desta quinta-feira, mas com uma boa recepção. Um chileno e sua família, 'infiltrada' no Brasil há mais de 30 anos, deram plantão na frente da Toca da Raposa para ver Valdívia, Vidal e Alexis Sanchez.

O desembarque da seleção chilena estava previsto para ocorrer às 20h, no aeroporto de Confins. Mas o pouso foi remarcado duas vezes. E depois de 44 minutos, a aeronave enfim tocou o solo brasileiro.

De Confins até a Toca da Raposa mais 43 minutos de deslocamento. Tempo suficiente para Luis Antonio Piño, 56 anos, reunir toda a família e ir aguardar os jogadores que jogarão por seu país natal.

"Quando eu soube que o Chile ia ficar aqui pulei de alegria. Faz uns dois anos que não vou para casa, mas fui no amistoso com o Brasil aqui (2 a 2, em abril do ano passado)", disse Piño envolto em uma bandeira vermelha, branca e azul. "Vim visitar meu irmão e fiquei. E isto tem mais de 30 anos", contou.

Ao lado dele estavam os filhos, já nascidos no Brasil, e a esposa. Vendo que era o centro das atenções, o patriarca da família entoou gritos clássicos de apoio ao Chile. E mais tarde, ganhou a companhia de vizinhos e outros compatriotas.

"Tem muito jogador que eu nem conheço. Só sei bem a história do Vidal, foi ele que operou o joelho recentemente, né?", comentou. "Mesmo assim vou vir aqui todos os dias", completou.

Pouco depois das 22h10, o ônibus enfim apontou na rua e encerrou a espera dos chilenos e curiosos. A passagem pelo público durou menos de um minuto.

Jeremias Wernek/UOL

Além da presença dos poucos torcedores, a delegação chilena encontrou um centro de treinamentos fardado. No portão principal um grande banner dá boas-vindas. No interior do local mais imagens exaltam os jogadores.

Na casa do Cruzeiro dormirão apenas os jogadores. Dirigentes e demais integrantes da delegação, como estafe da associação local, ficarão em um hotel no centro de Belo Horizonte.

A equipe dirigida por Jorge Sampaoli estreia em 13 de junho, contra a Austrália, na Arena Pantanal. Assim, só deixa Minas Gerais na véspera da partida. Nesta sexta-feira os chilenos realizam o primeiro treino no Brasil. Será no Sesc Venda Nova, com acesso liberado para os torcedores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos