Sábado negro da Copa liga alerta para lesões na seleção brasileira
Luiza Oliveira e Ricardo PerroneDo UOL, em Teresópolis (RJ)
O último sábado foi negro para jogadores da Copa do Mundo. Dois atletas de seleções importantes, Montolivo para a Itália e Montes para o México, ficaram fora do Mundial por contusões sérias. Além disso, Equador, Gana e Grécia também ganharam jogadores com problemas físicos. Por causa disso, a seleção brasileira acionou o sinal de alerta contra lesões nos jogos de preparação que fará.
Na próxima terça-feira, o time enfrenta o Panamá, em Goiânia. No dia 6, o rival será a Sérvia, em São Paulo. E os jogadores admitem que pensam nas lesões. E há muito tempo: "Desde que saiu a convocação, é difícil jogar 100% focado. Você sempre tem a preocupção de se machucar e perder uma competição como essa, que é um sonho. O importante é tentar se preparar bem, fazer trabalho de prevenção. E, na hora dos jogos, é tentar estar focado no campo e esquecer esses acidentes", disse o lateral esquerdo Maxwell, na entrevista do dia na Granja Comary.
Pensando nisso, o técnico Luiz Felipe Scolari está poupando atletas em treino e jogos. Contra o Panamá, o zagueiro Thiago Silva e o volante Fernandinho nem mesmo viajam para Goiânia para fazer trabalho físico. Já Paulinho está fora por uma pancada em dividida com o meia Bernard, no sábado. A intensidade dos treinos, inclusive, tem sido muito forte.
Segundo zagueiro Dante, que vai jogar no lugar do zagueiro do PSG, isso é positivo. "A gente chega forte, mas com inteligência. Nós todos conversamos entre nós. Se a gente não começar a ter contatos no treino, no jogo vamos sentir essa falta. Estamos tentanos nos preparar da melhor forma possível. Na Copa vai ter contato, só estamos tentando nos preparar, mas tendo aquela inteligência pra não machucar o companheiro".