Papagaio do Papa fará previsões para a Copa do Mundo

Da ANSA, em Milão (Itália)

  • Alberto Pizzoli/AFP

    Papagaio "Amor" ficou famoso ao aparecer com o Papa Francisco e fará previsões para a Copa

    Papagaio "Amor" ficou famoso ao aparecer com o Papa Francisco e fará previsões para a Copa

O papagaio "Amor", que ficou famoso ao ser pego em mãos pelo papa Francisco em plena praça São Pedro no último mês de janeiro, fará previsões para os resultados dos jogos da Copa do Mundo de 2014, como aconteceu em 2010, com o polvo Paul. A emissora de televisão italiana RAI irá exibir as previsões do papagaio.

"Amor" deverá escolher entre as bandeiras das duas equipes que se enfrentarão e as quais serão colocadas em um campo de futebol em miniatura. O intuito é transformar o animal em mascote da seleção "Azzurra", que está no grupo D, com Inglaterra, Uruguai e Costa Rica.  

Desde sua aparição na Praça São Pedro, o papagaio ficou famoso na Itália. Em fevereiro, ele chegou a ser levado ao Festival de San Remo. Argentino, o papa Francisco é um fã assumido de futebol e torcedor de carteirinha do San Lorenzo, que tem feito uma ótima temporada desde a eleição do Pontífice, em março do ano passado.  

O polvo Paul ficava em um aquário na Alemanha e se tornou mundialmente famoso por "prever" os resultados da Copa do Mundo da África do Sul. O animal morreu em outubro de 2010, pouco após o término do torneio.

Antes dos jogos, Paul era colocado diante de duas caixas com mexilhões (dos quais se alimentava), sendo uma com a bandeira alemã e a outra com a bandeira da seleção oponente. A caixa escolhida para se alimentar era interpretada como uma previsão do vencedor do confronto. Paul "previu" a queda da seleção alemã nas semifinais e a conquista do terceiro lugar. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos