Saiba quando Messi, C. Ronaldo e outros craques vão chegar à sua cidade

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Jorge Saenz

    Seleção do astro Lionel Messi se concentrará na cidade mineira de Vespasiano

    Seleção do astro Lionel Messi se concentrará na cidade mineira de Vespasiano

A seleção brasileira começa nesta segunda-feira em Teresópolis a treinar para a Copa do Mundo. E em breve vai ganhar a companhia das outras seleções que disputarão o Mundial. A primeira delegação a chegar ao Brasil será a da Austrália, que na próxima quarta-feira desembarca no país para uma série de treinos na cidade de Vitória.

Já os maiores craques do mundo demorarão um pouquinho mais para chegar. A cidade mineira de Vespasiano, de 100 mil habitantes, receberá Lionel Messi e os seus companheiros da Argentina no dia 9 de junho. Cristiano Ronaldo e a seleção de Portugal chegarão a Campinas um pouco depois, no dia 11, véspera da partida de abertura da Copa entre Brasil e Croácia.

Algumas cidades serão sede de duas seleções. São os casos de Santos (México e Costa Rica), Itu (Japão e Rússia), Campinas (Nigéria e Portugal) , Vitória (Austrália e Camarões) e Rio de Janeiro (Holanda e Inglaterra).

Na hora de definir os locais para treinos, muitas seleções optaram por centros de treinamentos pertencentes a clubes da elite do futebol brasileiro. A Espanha, por exemplo, vai utilizar a moderna estrutura do CT do Caju, do Atlético-PR. O São Paulo emprestou seus dois luxuosos CTs para os Estados Unidos (Barra Funda) e Colômbia (Cotia). O Irã vai treinar no CT do Corinthians, próximo ao aeroporto Internacional de Guarulhos.

Já a Alemanha radicalizou. O selecionado germânico escolheu a cidade de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, para montar seu "QG". Um complexo foi erguido com a finalidade de atender às exigências dos alemães. São 65 quartos, campos de futebol e área para atendimento da imprensa. A opção por Santa Cruz Cabrália se deve à proximidade do aeroporto de Porto Seguro, situado a 30 km, facilitando deslocamentos a Salvador, Recife e Fortaleza, sedes dos jogos da Alemanha na primeira fase.

"Percebemos na Copa de 2010 que distâncias curtas entre nosso quartel general, campos de treino e centro de imprensa são cruciais para todos envolvidos", declarou Oliver Bierhoff, ex-atacante da Alemanha e diretor da federação local.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos