Campeão mundial com a seleção em 1970, Joel Camargo morre aos 67 anos

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

O ex-zagueiro Joel Camargo, que fez parte do elenco tricampeão mundial com a seleção brasileira na Copa de 1970, no México, morreu nesta sexta-feira aos 67 anos. A informação foi publicada em nota oficial pelo Santos, clube pelo qual Joel atuou entre 1963 e 1970.

Joel Camargo foi titular da seleção brasileira durante as Eliminatórias para a Copa de 1970, sob comando do técnico João Saldanha. Com a mudança no comando no time do Brasil, às vésperas da Copa, o zagueiro acabou perdendo espaço. O técnico Zagallo não escalou Joel em nenhuma das partidas da seleção na conquista do tri.

O ex-jogador passou os últimos anos de sua vida em Santos. Segundo a seção Que Fim Levou?, do site Terceiro Tempo, Joel gostava de jogar dominó em uma praça em frente ao prédio onde ele morava em um apartamento. 

Joel teve passagens ainda por Paris Saint-Germain, CRB, Londrina, e encerrou a carreira no Saad, de São Caetano do Sul, aos 26 anos.

Em contato com o UOL Esporte, o sobrinho do ex-zagueiro, Wagner Werneck de Novaes, disse que Joel Camargo era viúvo há cinco anos e não tinha mais ligações com o esporte. Novaes afirmou ainda que o tio tinha uma "vida social boa", e que a causa da morte foi uma parada cardíaca após sofrer uma trombose. 

"Ele teve uma parada cardíaca. Ele teve uma espécie de trombose no braço e foi internado há uns 2 dias para averiguar o que era. Porque a veia estava interrompida, ele estava bem fraquinho, debilitado aí deu parada cardíaca e não voltou mais, ele faleceu as 3 horas da madrugada de hoje, ele estava internado para a averiguação da trombose", afirmou Novaes.

Confira a íntegra da nota oficial:

O Santos FC lamenta o falecimento do ex-zagueiro Joel Camargo, que tantas alegrias deu ao torcedor santista. O Clube presta suas sinceras condolências e sentimentos à família do ex-jogador.

Joel Camargo nasceu em Santos no dia 18/09/1946, e chegou ao Peixe depois de sair da Portuguesa Santista, aos 17 anos, e jogou no Santos de 1963 a 1970. Ele e Ramos Delgado foramaram a dupla de zaga do time santista durante muitos anos.

Ao longo da sua carreira no Alvinegro Praiano, Joel atuou em 309 jogos e marcou cinco gols, conquistando 14 títulos, sendo eles cinco Campeonatos Paulistas (1964/65/67/68/69), três Rio-São Paulo (1963/64/66), quatro Campeonatos Brasileiros (1963/64/65/68), uma Recopa Sulamericana (1968) e uma Recopa Mundial (1968). Joel esteve ainda no elenco que conquistou o Mundial Interclubes, em 1963, e foi campeão da Copa de 1970.

"Perdemos um grande ídolo do nosso Clube e do Brasil. Joel Camargo esteve no elenco que ganhou o Mundial de 63 e foi campeão da Copa de 70. Um grande zagueiro, que sempre honrou as cores da camisa do Santos. Desejamos força à família e amigos nesse momento tão difícil e que eles recebam nossos sentimentos", comentou Odílio Rodrigues, presidente do Santos FC.

O enterro será nesta sexta (23), às 16 horas, no Cemitério da Filosofia, no Saboó, em Santos. O velório está acontecendo na Santa Casa de Santos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos