Valcke chega ao Brasil para o Mundial e anuncia: 'claro que vai ter Copa'

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    Valcke lançará projeto social da Fifa em evento programado para terça-feira, no Rio de Janeiro

    Valcke lançará projeto social da Fifa em evento programado para terça-feira, no Rio de Janeiro

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, já está no Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Faltando 24 dias para o torneio, ele publicou uma carta aberta no site da entidade máxima do futebol anunciando sua chegada e aproveitou para rebater àqueles que apostam no "não vai ter Copa". "Claro que vai ter Copa – a Copa do Mundo já está aqui", escreveu, no título do texto publicado nesta segunda-feira.

Segundo Valcke, a alta demanda por ingressos e a grande presença de brasileiros no tour da taça do Mundial pelas 27 capitais do país demonstram o apoio da população ao torneio. Ele disse que pesquisas de opinião realizadas fora do Brasil também registraram o alto interesse pela Copa.

"Essa sensação [de crescente expectativa] é enfatizada pela última pesquisa realizada em 15 importantes mercados em todo o mundo, incluindo o Brasil, pela Sponsorship Intelligence", escreveu ele. "No geral, 75% dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre a próxima Copa do Mundo no Brasil e mais de 50% em todo o planeta estão muito entusiasmados com o evento – no Brasil, a cifra é de 57%."

Em sua carta aberta, Valcke disse está acompanhando decisões sobre os últimos detalhes operacionais da Copa do Mundo. Anunciou também que visitará todas as cidades-sede do Mundial ainda antes do início do torneio. 

"Ao longo dos próximos dias, visitarei mais uma vez todas as 12 cidades-sede, junto ao vice-ministro do Esporte, Luís Fernandes, e o diretor-executivo do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade", avisou ele. "Nós nos concentraremos principalmente em assegurar que tudo esteja funcionando para as 32 seleções, para os cerca de três milhões de pessoas que assistirão às partidas nos 12 estádios e para os bilhões que verão o evento pela TV."

Valcke ainda falou sobre a realização de eventos-teste nas arenas do Mundial. Citou, inclusive, a inauguração do Itaquerão, que aconteceu no domingo. Ele, entretanto, não deu nenhuma impressão sobre o primeiro jogo oficial realizado no estádio da abertura da Copa.

Faltando menos de um mês para o início da Copa, o secretário-geral da Fifa reconheceu que há "muito trabalho pela frente". Lembrou que equipes da Fifa estão começando a trabalhar na cidades-sede para "fazer as últimas instalações, como os camarotes de imprensa, os complexos de transmissão, os parques de transmissão via satélite, as tendas de hospitalidade com serviço de bufê".

O representantes da Fifa, entretanto, minimizou todas as dúvidas sobre o torneio. "Não restam dúvidas: vai ter Copa. Na verdade, a Copa do Mundo da já chegou ao Brasil, e todo o planeta está acompanhando com expectativa", afirmou.

Projeto social

Valcke também anunciou em sua carta aberta o lançamento de um projeto social da Fifa no Brasil, o Festival Football for Hope. A iniciativa será apresentada em evento realizado no Rio de Janeiro. Ronaldo, Fernanda Lima, o ministro do Esporte Aldo Rebelo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o artista Romero Britto já têm suas presenças confirmadas.

"O festival contribuirá para o legado social da Copa do Mundo, reunindo 32 seleções de jovens líderes de projetos comunitários apoiados pela Fifa em comunidades menos privilegiadas no Brasil e em todo o mundo", disse Valcke.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos