Protestos são manchete na imprensa internacional: "Mau humor generalizado"

Do UOL, em São Paulo

A onda de protestos que assolou o Brasil nesta quinta-feira teve grande destaque na imprensa de todo o mundo. Apesar da maioria dos jornais optar por não se posicionar sobre os ocorridos, a maioria deles alertou para o clima de instabilidade no país a menos de um mês para a Copa do Mundo e para o "mau humor generalizado" da população.

"Os movimentos sociais e algumas categorias profissionais aproveitaram o momento de mau humor generalizado com o evento para marcar suas reivindicações", diz trecho da matéria do El Pais, da Espanha. A nota também compara as atos desta quinta-feira com os ocorridos em junho de 2013: "Tentam resgatar o espírito dos protestos do ano passado, mas nem se compara".

O Marca, por sua vez, relatou o clima tenso dos protestos e fez questão de ressaltar que a verdadeira reivindicação era por melhorias nas necessidades básicas do povo, e que a rejeição da Copa do Mundo era um "pano de fundo".

Mais próximos do Brasil, os argentinos do La Nación acreditam que a maior preocupação do governo agora é evitar um fiasco com o torneio: "Protestos, atrasos, erros, críticas internacionais... A esta altura, Dilma e seu governo esperam organizar o Mundial da forma menos pior possível".

O jornal britânico The Guardian assimilou as manifestações demonstram a "raiva contra as disparidades sociais e de riqueza".

Além destes, o Brasil virou manchete por causa dos protestos em publicações de países como o Ovación, do Uruguai, o The Globe and Mail, do Canadá, o RTE, da Irlanda, o LBC, do Líbano e tantos outros.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos