Beira-Rio melhora no entorno, mas ainda tem detalhes a corrigir para Copa

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

O último jogo do Beira-Rio antes da Copa do Mundo, o confronto entre Internacional e Cuiabá pela Copa do Brasil, serviu para mostrar evolução no estádio. Principalmente do lado de fora. A pavimentação da área privada avançou para o setor oposto de onde havia começado o processo. Mas os acessos, o estacionamento e os bares ainda não funcionaram a todo vapor.

A partida de quarta-feira não foi um evento-teste oficial do COL (Comitê Organizador Local), mas foi o último contato do público e da imprensa antes do Beira-Rio ser entregue para a Fifa. E há exatos 30 dias do primeiro jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Já nas cercanias do estádio foi possível confirmar que o trânsito segue problemático. Com a Avenida Padre Cacique ainda fechada para a conclusão das obras de mobilidade urbana, o fluxo dos veículos teve que ser desviado pela rua A até a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

O encontro dos carros que encheram todas as faixas de cada uma das vias transformou o acesso em um exercício de paciência. O trabalho da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) se mostrou por vezes confuso e reteve veículos mesmo com o semáforo aberto.

O edifício-garagem, uma das novidades após a reforma do Beira-Rio, outra vez não foi utilizado a pleno. Diversos carros tiveram de estacionar em uma das pistas da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. E os veículos de imprensa foram acomodados entre o novo prédio e o estádio.

No mesmo local apareceu a grande evolução. A manta asfáltica começou a ser colocada na área próxima dos portões do estádio. A obra, bancada pelo Inter com auxílio de empresas gaúchas, começou na metade de março e do lado oposto do estádio – em frente à Avenida Padre Cacique.

Com asfalto, ainda estreito e sem acabamento, a circulação já foi mais facilitada para o público em quase 75% da área privada do entorno. A previsão do Inter segue sendo de conclusão da obra até a primeira semana de junho.

Do lado de dentro, o Beira-Rio segue impecável para quem olha somente o campo, as arquibancadas e a iluminação. Contudo as áreas de circulação revelam detalhes inacabados. Bares sem luz, vazamentos de água e falta de acabamento de algumas paredes. As filas para uso de banheiros e compra de bebida e comida no intervalo também foram grandes.

Os portões de acesso do estádio também apresentaram filas antes da partida, mas não houve reclamação como em partidas anteriores.

A área de comunicação também teve melhoria. O sinal de wifi foi estável e de boa qualidade. A rede de celulares também recebeu incremento.

Na zona mista um desajuste: poucos pontos de luz elétrica em uma área que recebeu bancadas, cadeiras e se mostrou ampla para a demanda de partidas do Internacional. A sala de conferências aumentou em aproximadamente 10 vezes a sua capacidade, em comparação com a do antigo Beira-Rio.

Reinaugurado duas vezes neste ano, uma com a presença de Dilma Rousseff e outra com espetáculo musical e amistoso contra o Peñarol, o Beira-Rio passa a ser operado pelo COL e pela Fifa no próximo dia 22.

O primeiro jogo da Copa em Porto Alegre está marcado para 15 de junho, com França contra Honduras. A cidade ainda recebe outras três partidas da fase de grupos e um jogo das oitavas de final.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos