Na Copa de 1930, ele foi árbitro, bandeirinha e perdeu 2 jogos como técnico

Do UOL, em São Paulo

  • AP

    Imagem do estádio Centenário antes da final de 1930: Saucedo foi bandeirinha na decisão

    Imagem do estádio Centenário antes da final de 1930: Saucedo foi bandeirinha na decisão

Imagina ser árbitro, bandeirinha e técnico numa mesma Copa do Mundo. Parece loucura, e é, mas isso já aconteceu. Entre os dias 15 e 30 de julho de 1930, Ulises Saucedo assumiu com propriedade a função de "faz tudo". Então com 34 anos, viveu um Mundial da Fifa de maneira histórica e impensável atualmente.

Saucedo era boliviano (morreu em 1963). Oficialmente, pouco se sabe dos detalhes que o levaram a acumular tantas funções na primeira Copa do Mundo da história, quando o  evento nem de longe era o grande negócio de hoje.

Suas atuações como bandeirinha em cinco jogos do Mundial, incluindo a grande final, foram discretas se comparadas às demais funções que ele exerceu. Saucedo deixou sua marca como técnico e como árbitro, mas as lembranças não são exatamente as mais positivas.

Os jogos de Saucedo na Copa de 1930
  • 1
    Bandeirinha
    15/7 - Argentina 1 x 0 França (fase de grupos)
  • 2
    Técnico
    17/7 - Iugoslávia 4 x 0 Bolívia (fase de grupos)
  • 3
    Árbitro
    19/7 - Argentina 6 x 3 México (fase de grupos)
  • 4
    Técnico
    20/7 - Brasil 4 x 0 Bolívia (fase de grupos)
  • 5
    Bandeirinha
    21/7 - Uruguai 4 x 0 Romênia (fase de grupos)
  • 6
    Bandeirinha
    22/7 - Argentina 3 x 1 Chile (fase de grupos)
  • 7
    Bandeirinha
    27/7 - Uruguai 6 x 1 Iugoslávia (semifinais)
  • 8
    Bandeirinha
    30/7 - Uruguai 4 x 2 Argentina (final)

Como treinador da Bolívia, nos dias 17 e 20 de julho, Saucedo viu sua equipe sofrer duas goleadas por 4 a 0. O primeiro algoz foi a Iugoslávia, com todos os gols marcados no segundo tempo. A segunda pancada foi aplicada pelo Brasil, quando as duas seleções já estavam eliminadas. Essa, inclusive, foi a primeira vitória brasileira em Mundiais.

Na véspera da derrota para o Brasil, dia 19, Saucedo não pôde pensar muito em sua equipe. Afinal, foi nesse dia que ele apitou a vitória por 6 a 3 da Argentina sobre o México. A Fifa não confirma tal informação, mas há relatos de que Saucedo marcou cinco pênaltis nesse jogo, três deles bastante polêmicos. Sabe-se com certeza apenas que um pênalti foi convertido, pelo mexicano Manuel Rosas.

A Copa de 1930 não acabou aí para o boliviano. Como bandeirinha, ele participou de cinco jogos, nos dias 15, 21, 22, 27 e 30. O último deles foi simplesmente a final da primeira Copa do Mundo, apitada pelo belga Jan Langenus e vencida por 4 a 2 pelo Uruguai diante da Argentina.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos