Time inexperiente em Copas faz Felipão montar circuito de autoajuda

Alexandre Sinato e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Da lista de convocados de Luiz Felipe Scolari para disputar a Copa do Mundo no Brasil, apenas seis jogadores - Fred, Júlio César, Maicon, Daniel Alves, Thiago Silva e Ramires - já disputaram uma edição do torneio. Se não levou em conta a experiência na maioria das escolhas, o técnico não ignora o fato de ter um time sem bagagem na principal competição do futebol mundial.

"Vamos passar a experiência da nossa comissão técnica, minha, do Parreira, do Paulo Paixão (preparador físico). Vamos convidar ex-campeões mundiais para falar com os jogadores . Personagens com uma bagagem muito boa para que venham com palestras. Para que tenhamos um ambiente bom, de experiências de uma Copa do Mundo", afirmou Scolari.

A medida já foi tomada durante a Copa das Confederações. Na noite anterior à final do torneio contra a Espanha, vencida pela Brasil, Evaristo de Macedo e Ricardo Rocha conversaram com os jogadores da seleção.

No dia 24 de abril, o UOL Esporte revelou que Scolari trabalha em conjunto com a psicóloga Regina Brandão numa estratégia para preparar os atletas para uma pressão inédita na carreira deles.

Regina e sua equipe trabalharão na Granja Comary nos primeiros três dias da preparação do Brasil. Eles aplicarão testes psicológicos nos 23 atletas convocados. Um perfil de cada um será traçado e encaminhado ao treinador.  Assim como aconteceu na Copa do Mundo de 2002, a psicóloga não acompanhará a equipe durante o torneio.  

"A Regina estará com a sua equipe na Granja Comary. Vai trabalhar com eles psicologicamente. Quando o perfil é traçado, a Regina passa para mim e eu não passo para ninguém. Tenho guardado na minha casa o mesmo material de todos os clubes por onde passei", disse o técnico, em palestra em abril, em São Paulo. "O psicólogo da Regina na seleção sou eu. Ela me dá o norte, mas todo dia quem convive com eles sou eu", completou.

Inexperiente, mas "velha"

Apesar da maioria do time escolhido por Felipão não ter entrado em campo em jogos de Copa do Mundo, a média de idade da equipe não destoa das últimas Copas do Mundo. Fica em 27,7 anos, abaixo da de 2010, 28,4 anos , mas acima da de 2002, 26,2 anos, que teve Felipão como técnico.

Segundo levantamento do UOL Esporte, é a terceira seleção mais velha que disputará um Mundial, ficando atrás apenas dos times de 2010 e 2006.

Confira os 23 convocados do Brasil para a Copa do Mundo:

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos