Itaquerão terá primeiro jogo do Corinthians ainda sem a gestão definida

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

O jogo não é oficial, mas o Corinthians entrará em campo pela primeira vez em uma partida competitiva no Itaquerão neste sábado. No dia 18 de maio, diante do Figueirense, pelo Brasileirão, será o primeiro jogo oficial. A bola vai rolar no novo estádio corintiano, mas a forma como ele será gerida só será definida após a a Copa do Mundo.

O projeto no final de 2012, acordado com a Caixa Econômica Federal, previa a criação de uma empresa específica para a gestão da arena, chamada Corinthians Properties Gestão de Arenas Ltda. A sociedade teria como objetivo gerir o Itaquerão seguindo padrões de gestão corporativa e maximizando o lucros.

A Corinthians Properties contaria com um conselho formado pelo responsável pelo estádio, Andrés Sanchez, por um diretor da Caixa Econômica Federal, um diretor da Odebrecht e o presidente do Corinthians (este teria poder de voto de minerva em caso de empate). Gestores do mercado seriam escolhidos para auxiliar na administração.

A proposta foi submetida ao Conselho de Orientação do clube (Cori) em setembro e ao Conselho Deliberativo em outubro do ano passado, e teve aprovação unânime em ambos, juntamente com a criação de um novo fundo para antecipar receitas de camarotes e arenas especiais.

A nova empresa foi bem recebida pelos conselheiros, mas não saiu do papel. Primeiramente envolveria um custo para sua criação, em um momento no qual o Itaquerão ainda não gera receita para o Corinthians. Também seria alvo de impostos, outro ponto que aumentaria as despesas do clube em uma hora considerada oportuna.

A alternativa que será adotada, pelo menos no primeiro momento, é a ideia inicial de que o gestor do estádio seja o próprio Corinthians. A administração terá a participação direta de profissionais especializados no assunto.

As formas de gestão, porém, ainda não estão totalmente definidas. Como o clube só começa a pagar o financiamento do Itaquerão a partir de janeiro de 2015, o segundo semestre será utilizado para testar alguns modelos comerciais para geração de receitas. Dentre eles está o inovador funcionamento das cativas: no Corinthians, ao contrário do que acontece na maioria dos outros clubes, não haverá proprietários de cadeiras. Os interessados poderão adquirir a prioridade sobre ingressos para um determinado lugar, por um periodo que pode variar entre três e sete anos.

As ideias só começarão a ser colocadas em prática depois da Copa do Mundo. Até lá, parte das propriedades a serem exploradas, como lojas, os próprios camarotes e locais de alimentação não estarão disponíveis.

A partida deste sábado acontecerá às 10h da manhã, e envolverá apenas atletas e ex-atletas do Corinthians. A definição de quantos lugares poderão ser ocupados no Itaquerão depende de um laudo do corpo de bombeiros, que deve estar concluído amanhã. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos