Europeia, alta e nascida no Sudeste, seleção de Felipão repete Era Dunga

Do UOL, em São Paulo

Convocada nesta quarta-feira, a seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo de 2014 tem apenas cinco remanescentes do time que foi à África do Sul em 2010. Ainda assim, o grupo montado por Luiz Felipe Scolari repete em uma série de aspectos o perfil do elenco comandado por Dunga.

Como havia acontecido em 2010, a seleção que jogará a Copa deste ano é alta, tem maioria nascida no Sudeste e conta com um grande contingente de jogadores que defendem times europeus. Um exemplo é David Luiz, zagueiro do Chelsea, de 1,89 m, nascido em Diadema (SP).

A média de altura da seleção de Felipão é 1,81m, um centímetro inferior à média do grupo formado por Dunga em 2010. Os jogadores mais altos que disputarão a Copa do Mundo em 2014 são o goleiro Victor (1,93m) e o centroavante Jô (1,90m). O mais baixo é o meia-atacante Bernard (1,63m).

Em 2010, a estatura média da seleção brasileira era a segunda maior entre as principais candidatas ao título. Entre as equipes mais tradicionais, só a Alemanha tinha jogadores mais altos.

Outro aspecto em que as seleções de Dunga e Felipão se assemelham é a origem. Ambas têm 19 jogadores nascidos nas regiões Sul e Sudeste (82,6% do total). A diferença é que o grupo de 2014 possui mais nordestinos (Daniel Alves, Dante, Hernanes e Hulk). Em 2010, o elenco tinha dois nordestinos (Daniel Alves e Josué) e dois representantes do Centro-Oeste (Lúcio e Kaká, naturais de Brasília).

O Estado responsável pela maioria dos jogadores brasileiros que estarão na Copa de 2014 é São Paulo (nove). O Rio de Janeiro terá quatro representantes, e o único jogador nascido no Rio Grande do Sul, terra de Felipão, será o lateral direito Maicon, oriundo de Novo Hamburgo.

As seleções de Dunga e Felipão também se aproximam por causa da média etária. O grupo de 2010 tinha 28,6, e o atual registra 27,7. A despeito da diferença de quase um ano, ambos estão entre os três elencos mais velhos que o Brasil já levou a um Mundial.

Do grupo convocado para a Copa do Mundo de 2014, o jogador mais velho é o goleiro Júlio César (34). O mais novo é o meia-atacante Bernard (21), que nasceu pouco mais de sete meses depois do atacante Neymar (22).

"Não é algo assim tão fácil, mas os jovens jogam também por prazer. Eles não são apenas profissionais, mas gostam do que fazem. O nosso trabalho é orientar e fazer com que eles gostem ainda mais de jogar. Nós temos de incentivá-los e continuamos com a obrigação de ganhar o Mundial", disse Felipão em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira.

Entre 2010 e 2014, o Brasil ainda repetiu uma predominância europeia. Dos convocados por Felipão, 18 defendem times do Velho Continente. No grupo de Dunga eram 20.

Nesse aspecto, a grande novidade é que o elenco de 2014 terá um representante do futebol da América do Norte. Felipão chamou o goleiro Júlio César, que defende o Toronto FC.

"Isso é mera coincidência. Em 2002 eu tinha dez ou 11 que atuavam no Brasil. São fases e situações no futebol que nos obrigam a escolher jogadores que atuam lá fora e que têm melhores condições do que os que atuam aqui dentro", explicou Scolari.

Confira os 23 convocados do Brasil para a Copa do Mundo:

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos