Zé Roberto prevê encerrar carreira em dezembro e elege favoritos para Copa

Do UOL, em Porto Alegre

$render.eval( $conteudo.embed.content )

Zé Roberto espera fazer uma "grande temporada" com o Grêmio em 2014. Apesar do começo de ano instável, o meia de 39 anos quer conquistar títulos com o clube gaúcho neste ano para depois decidir se encerra a carreira dentro das quatro linhas. Em entrevista a Fifa TV, o jogador lembrou o início no futebol, as passagens pela seleção brasileira e pela Alemanha, além de indicar o Brasil e mais três concorrentes ao título da Copa do Mundo 2014.

"Meu objetivo é fazer uma grande temporada, como no ano passado, para quem sabe com 40 anos eu possa encerrar a minha carreira, bem, e dar seguimento a outras etapas. Como, ter mais tempo para a minha família. Buscar algo diferente, não só futebol", revelou Zé Roberto à Fifa TV.

Apresentado no dia 4 de junho de 2012, o meia ainda não conquistou nenhum título com o Grêmio, clube que abriu as portas para o retorno ao Brasil. Depois da desclassificação do tricolor para o San Lorenzo, na Libertadores, o foco é retomar o ritmo para ajudar a equipe a conquistar o Brasileiro e a Copa do Brasil.

O meia sofreu uma ruptura nos ligamentos do tornozelo esquerdo durante a fase de grupos da Libertadores e somente retornou aos gramados contra o Atlético-PR, no dia 20 de abril. Atuando com a camisa tricolor, Zé Roberto esteve em campo 88 vezes em jogos oficiais e marcou 15 gols.

Na entrevista concedida a Fifa TV, o experiente jogador lembrou o início de carreira e as passagens pela seleção brasileira. Apesar de não ter conquistado nenhuma Copa do Mundo nas duas oportunidades que teve, em 1998 e em 2006, o meia ajudou as equipes nacionais a levantar a taça em duas Copa Américas, 1997 e 1999, e em duas Copa das Confederações, em 1997 e 2005.

"Quando era criança assistia a Copa do Mundo e, quando terminava, sai para a rua gritando falando para os meus amigos que era o Taffarel  e para outros falava que era o Júnior (lateral-esquerdo do Flamengo e atualmente comentarista) e isso tudo faz o homem querer ser um jogador de futebol. Esse era o meu pensamento e da maioria das crianças do Brasil. [...] Infelizmente, o título não veio (em 2006), mas saí de cabeça erguida, pois fiz um grande trabalho. A partir daquele momento sabia que estava encerrando a minha fase na seleção, depois de muitos anos ", afirmou o jogador.

Zé Roberto lembrou ainda as passagens pela Europa e, em especial, o Bayern de Munique, onde 10 títulos entre o Campeonato Alemão e Copa da Alemanha. Com as experiências de ter atuado no velho continente e de ter servido a seleção, o meia aponta o Brasil como favorito para conquistar o segundo mundial que será disputado no país, mas lembra que outras três chegam com condições de levantar a taça.

"O Brasil, que é cinco vezes campeão do mundo, tem grandes possibilidades de conquistar o sexto título pelo favoritismo de jogar no seu país. Claro que não se pode desmerecer uma Alemanha, uma Argentina e Espanha. Acredito que o título ficará entre essas quatro seleções", apostou Zé Roberto.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos