MPF acha goteira e alagamento em aeroporto do AM e quer multar empreiteira

Do UOL, em São Paulo

  • MPF-AM/Divulgação

    Aeroporto de Manaus que acaba de ser reformado tem vícios de construção apontados pelo MPF-AM

    Aeroporto de Manaus que acaba de ser reformado tem vícios de construção apontados pelo MPF-AM

Uma série de falhas e vícios de construção detectados na obra de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, levou o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) a enviar recomendação à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), para que faça antes da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12 de junho, as adequações necessárias.

Segundo relatório dos procuradores federais que visitaram o terminal na semana passada, os problemas encontrados na obra vão desde a ausência de adequação dos pisos em relevo e das rampas de acesso de pessoas com deficiência até a ocorrência alagamentos no estacionamento externo por problemas no sistema de captação de águas pluviais.

O documento, entregue a Infraero na última quarta-feira, também requer que a empresa aplique multa ao consórcio responsável pela reforma, previstas em caso de descumprimento do contrato, em decorrência dos problemas verificados na obra e do não cumprimento dos prazos estabelecidos para os reparos. A Infraero tem dez dias para informar o MPF sobre as providências adotadas em relação à recomendação, com detalhamento de ações e  prazos para cumprimento.

Em fevereiro deste ano, equipe técnica do MPF/AM realizou inspeção nas obras do aeroporto e constatou uma série de vícios de construção. "Alagamentos espalhados por toda a extensão do estacionamento externo superior, provocados por problemas no sistema de captação e drenagem das águas pluviais; infiltrações no estacionamento coberto decorrentes dos alagamentos; placas do forro dos saguões de embarque e desembarque totalmente desalinhadas, com risco de queda; e falhas no isolamento dos dutos de ar-condicionado, resultando em gotejamento foram apenas alguns dos vários problemas verificados durante a inspeção", relata, em nota, o MPF/AM.

Diante do quadro constatado in loco, a procuradoria realizou reunião com representantes da Superintendência Regional do Noroeste da Infraero para tratar dos problemas e encaminhou ofício à empresa responsável pela obra com o relatório detalhado das irregularidades detectadas. Os mesmos fatos foram encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) por meio de representação.

Apesar de ter reconhecido oficialmente a existência de vícios de construção na obra, a Infraero não comprovou o cumprimento total das adequações previstas no cronograma apresentada pela empresa. Nova inspeção técnica foi realizada pelo órgão no último dia 22 de abril, quando foi constatado que parte significativa dos problemas ainda permanecem sem solução, o que motivou a expedição de recomendação à Infraero.

A ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é alvo de acompanhamento por parte do MPF/AM desde 2009, por meio de inquérito instaurado logo após a confirmação da escolha de Manaus como sede da Copa do Mundo de 2014.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos