Retirada de ingressos da Copa começa com pequena fila de fanáticos no Rio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    No Rio de Janeiro, fila se forma em ponto de retirada de ingressos para jogos da Copa do Mundo

    No Rio de Janeiro, fila se forma em ponto de retirada de ingressos para jogos da Copa do Mundo

A retirada de ingressos da Copa do Mundo de 2014 começou quase sem fila no Rio de Janeiro. Ao meio-dia, horário da abertura do único centro de distribuição de bilhetes da cidade-sede da final do Mundial, menos de 100 torcedores aguardavam para apanhar suas entradas. Alguns deles, fanáticos pelo torneio.

Esse é o caso de Vanderson Balbino, o primeiro a chegar ao posto de retirada de ingressos no Rio, na sede do Botafogo. Ele postou-se na fila organizada pela Fifa às 9h. Cinco minutos após a abertura do centro de distribuição das entradas, já estava voltando para casa oito ingressos na mão e um enorme sorriso no rosto. Vanderson conseguiu comprar duas entradas para quatro jogos do Mundial.

"Está tudo muito diferente do que foi na Copa das Confederações. Agora, está bem mais tranquilo", afirmou ele, que sofreu na retirada de entradas do torneio-teste da Copa, no ano passado. "Não tive nenhum problema"

Vanderson é carioca e dono de uma loja de brinquedos. Disse que está poupando para ver os jogos da Copa do Mundo há algum tempo. Já gastou R$ 8 mil com a Copa, mas está preparado para gastar até R$ 15 mil. Isso vai pagar as entradas e as viagens durante o torneio. "Quero ver o máximo de jogos que puder. Vou viajar para cinco cidades, fora o Rio."

Até agora, Vanderson só tem ingresso para jogos em Manaus, Fortaleza e Rio de Janeiro (dois pares). Ele disse, porém, que vai continuar tentando comprar entradas para partidas em São Paulo, Natal e Brasília. "Se não conseguir comprar pelo site, vou tentar comprar na hora, de cambista mesmo."

Outro fanático por Copa do Mundo que foi uns dos primeiros a retirar seus ingressos para o torneio foi o colombiano Jorge Zuluaga, professor. Jorge comprou um ingresso para uma partida das oitavas de final e outro para um jogo das quartas. Ambos serão realizados no Rio de Janeiro.

Neste feriado, Jorge viajou de Bucaramanga, na Colômbia, para o Rio só para retirar suas entradas. Voltará ao seu país no domingo e, depois, viajará de novo para o Brasil para a Copa. "Era muita ansiedade. Não consegui esperar. Quero muito estar nesta Copa", disse ele, que é fã do futebol brasileiro e torce para o Flamengo.

Retirada dos ingressos

Se você conseguiu comprar algum ingresso da Copa do Mundo de 2014, chegou a hora de retirá-lo. A Fifa abriu nesta sexta feira os centros de distribuição de bilhetes do Mundial em dez das 12 cidades-sedes do torneio (Brasília e Porto Alegre são as exceções) . A partir do meio-dia, quem adquiriu uma entrada pelo site da entidade já pode apanhar sua entrada.

CONFIRA OS ENDEREÇOS ABAIXO

Nesta sexta, os centros de distribuição funcionam até as 20h. No sábado e domingo, eles abrem às 10h e fecham às 18h.

No Rio, a retirada dos ingressos tem demorado cerca de 30 minutos nesta tarde. Torcedores que compraram ingressos regulares (sem desconto) usando o cartão de crédito, ainda podem escapar da fila retirando suas entradas em máquinas. As máquinas também ficam no centro de distribuição.

Inicialmente, os centros vão funcionar só nos finais de semana (sexta, sábado e domingo). A partir do dia 2 de maio, os locais passam a funcionar todos os dias da semana, até o final da Copa do Mundo.

Para retirar os ingressos, o comprador das entradas deve comparecer ao centro de distribuição com um documento de identidade e comprovante de pagamento do bilhete. Somente quem comprou as entradas no site da Fifa pode retirá-las. Se o comprador não puder comparecer, deve enviar um representante munido com uma procuração registrada em cartório.

Vale lembrar que é possível retirar entradas para jogos em qualquer cidade-sede em todos os centros de distribuição. Não é porque o torcedor comprou uma entrada para um jogo no Rio de Janeiro, por exemplo, que ele terá que retirar seu ingresso no centro de distribuição do Rio.

Ressalta-se que a Fifa não disponibilizará ingressos para retirada em estádios, nem mesmo em dias de partidas.

Na Copa do Mundo, torcedores ainda podem receber seu ingresso em casa, via correio. Neste caso, entretanto, é preciso solicitar o envio das entradas no site da Fifa.

Venda de entradas

O fato de a retirada de ingressos já ter começado não significa que a venda dos bilhetes foi encerrada. A última fase de comercialização dos bilhetes segue aberta. A venda das entradas é feita pelo www.fifa.com/ingressos.

Para comprar uma entrada, o torcedor deve acessar a página da Fifa, registrar-se e entrar no campo de venda de bilhetes. Ali, será aberta uma lista de jogos do Mundial. Em cada partida, será possível verificar quais ingressos ainda estão disponíveis. Se algum deles interessar, o torcedor deve comprá-lo no ato.

Segundo a entidade, poucas entradas ainda estão disponíveis. Na quarta-feira, a Fifa anunciou que só 45 mil bilhetes ainda estavam à venda.

Até agora, mais de 2,6 milhões de bilhetes já foram vendidos. A maioria deles foi destinada ao público brasileiro.

VEJA O ENDEREÇO DOS CENTROS DE RETIRADA DE INGRESSOS

Belo Horizonte - Boulevard Shopping
Cuiabá - Shopping Pantanal
Curitiba - Pátio Batel Shopping
Fortaleza - Centro de Convenções de Fortaleza
Manaus - Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Natal - Shopping Cidade Jardim
Recife - Recife Shopping
Rio de Janeiro - General Severiano (Sede do Botafogo)
Salvador - Iguatemi Shopping
São Paulo - Ginásio do Ibirapuera
Brasília e Porto Alegre não têm centros de distribuição de ingressos abertos

*Atualizada às 13h30

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos