Figurinhas da Copa

Tem figurinha que sai mais que outra? Veja lendas e verdades sobre o álbum

Alexandre Sinato

Do UOL, em São Paulo

Quem nunca ouviu que a banca X é a única em que estão saindo as figurinhas de uma determinada seleção? Quem nunca ouviu histórias de que o jogador Y é mais difícil de aparecer? Essas são algumas lendas urbanas que acompanham o álbum da Copa do Mundo há tempos.

Agora, você verá o que é verdade e o que é mito dessa coleção que vira febre a cada quatro anos. Confira esclarecimentos da Panini, responsável pelo álbum, sobre os temas abaixo e saiba no que você deve (ou não) acreditar. E se lembrar de mais alguma lenda, escreva nos comentários.

Lendas e verdades sobre o álbum da Copa
  • 1
    Algumas figurinhas saem mais que outras
    Lenda. No álbum da Copa, todas as figurinhas são feitas na mesma quantidade. Em outras coleções, alguns cromos podem ser mais fáceis de tirar que outros.
  • 2
    Sempre alguma seleção demora mais a sair
    Lenda. A Panini assegura que é uma falsa impressão, já que as figurinhas só são impressas quando o conteúdo editorial está fechado, com os times completos.
  • 3
    É melhor comprar figurinhas em determinada banca
    Lenda. As figurinhas são produzidas na mesma quantidade e distribuídas para as bancas. Algumas recebem mais que outras de acordo com a demanda, mas a proporção dos cromos é igual.
  • 4
    Menos repetidas em um pacote fechado com 50 envelopes
    Verdade. Se o pacote estiver fechado, vindo diretamente da distribuidora, as chances de virem figurinhas repetidas entre elas são muito menores. O índice de repetidas é de 0 a 7%.
  • 5
    Um mesmo envelope pode ter figurinhas repetidas
    Verdade. A Panini garante que não existe chance alguma de figurinhas repetidas estarem no mesmo envelope. A distribuição mecanizada impede tal falha. Apesar disso, a redação do UOL Esporte já teve acesso a pacotinhos com jogadores repetidos.
  • 6
    Envelopes podem vir com 4 ou 6 figurinhas
    Improvável. A Panini diz que é muito improvável que um envelope tenha figurinhas a mais ou a menos, a ponto de tal ocorrência ser tão pequena e sequer aparecer nas estatísticas pós-checagem. Mas pode acontecer.
  • 7
    Há montagens em algumas figurinhas
    Verdade. Isso só acontece quando a padronização é necessária. Por exemplo, se um atleta ainda não jogou com a camisa que está sendo utilizada pelos demais atletas.
  • 8
    Conteúdos idênticos em dois envelopes de um mesmo consumidor
    Improvável. Segundo a Panini, a chance de isso acontecer é quase igual à de ganhar em uma loteria, considerando o total de 649 figurinhas na coleção e 5 cromos por envelope.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos