Andrés admite Itaquerão inacabado, mas já tem data de primeiro jogo

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

O Corinthians recebeu da Odebrecht na manhã desta terça-feira as chaves de seu novo estádio. O gesto é simbólico, já que ainda há obras a serem feitas no Itaquerão. Estiveram presentes na cerimônia, além de executivos da construtora, Nadia Campeão, vice-prefeita de São Paulo, Mario, Gobbi, presidente do Corinthians, e Andrés Sanchez, responsável do clube pelas obras. A construção já teve estouro de 14 a 18% do preço inicial e hoje está em cerca de R$950 e R$990 milhões. Ele, inclusive, admitiu que o estádio está inacabado, mas prometeu que estará pronto em maio.

"Para vocês que ficam falando que está inacabado. Não vai cair na cabeça de ninguém aqui nada. Como vocês são bem de vida, não têm os problemas que a gente da Zona Leste tem, como muita gente da Zona Sul, Zona Norte, e Zona Oeste também, quando você compra a sua casa, você tem problemas. A gente não tem dinheiro para ficar pagando aluguel, tem de se mudar. Realmente algumas coisas têm ainda que se terminar. Nas próximas semanas, até o fim de maio, vai acabar tudo para fazer a Copa do Mundo. E desde o começo, a gente sempre disse que vai acabar só no fim do ano porque muitas coisas tem que ser feitas", falou.

Andrés detalhou ainda o cronograma do estádio.  "Vamos fazer vários eventos. A estreia que vai valer é aquela. Dia 26 vamos fazer, desde que as autoridades liberem as autorizações que já estão próximas, faremos eventos aqui com cinco mil crianças das redondezas, para testar aparelhos sem jogos de futebol. Dia 1º de maio, para quase 10 mil pessoas, funcionários da Odebrecht, um jogo entre eles. Dia 10 de maio vamos fazer Corinthians x Corinthians, para 20 mil pessoas. Dia 17 o jogo oficial contra o Figueirense, e, após isso, se tiver tempo e desejar, a gente pode fazer mais um jogo no dia 25, 26 de maio contra o Atlético-PR. Os eventos são esses", explicou.

Gobbi exaltou o colega, a quem chamou de "senhor do estádio" e "pioneiro". Além disso, ele agradeceu aos "órgãos do estado, do município e à Odebrecht". O mandatário alvinegro disse ainda que o Corinthians está recebendo a chave de "sua casa".

"Quero cumprimentar meu amigo [Andrés], companheiro de muitas lutas no Corinthians, onde começamos nos idos de 2002. A quem deleguei poderes irrestritos. Meu presidente, meu líder, de quem tive orgulho de ser diretor de futebol e formarmos uma pequena história que me orgulha e me honra muito", falou.

"Você é um homem arrojado, corajoso, dessa bravura, deste destemor que você carrega no seu peito. Com a diretoria você articulou e fez nascer essa casa. Você é o senhor do estádio. Essa expressão é minha e não dou a mais ninguém usá-la. Quando aqui vim, quando tomei posse, a obra fazia há um ano", completou.

A vice-prefeita da cidade de São Paulo, Nádia Campeão, lembrou da importância social que o estádio terá para a região e disse que esse momento é fruto de um "objetivo comum" alcançado.

"Nós, pelo menos da minha parte, no último ano e meio, convivemos bastante para alcançar um objetivo comum. Hoje começa a tomar forma. O Corinthians provavelmente vai ter data histórica, oficial. Ela poderia ser realizada em muitos momentos. Poderia ser o primeiro treino, poderia ser hoje que a Odebrecht faz a entrega simbólica da obra. Poderia ser o primeiro jogo do Corinthians. O primeiro da Copa. Acho que esse momento é o momento. Esse momento materializa um feito que não é de hoje que vem se gestando. Em 88 o metrô chegou aqui. A estação chamava Corinthians Itaquera. Itaquera já estava aqui, mas o Corinthians era um sonho", afirmou.

Os números do Itaquerão
170

metros

de vão livre

32000

metros quadrados

de área coberta (4 campos de futebol)

1.500

Betoneiras

de concreto

100

mil metros cúbicos

de concreto

20

mil

peças pré-moldadas de concreto

2500

vigas

de concreto

4000

degraus

de arquibancada

3.500

Estacas

no solo

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos