Liga dos Campeões 2013/14

Sabe quem pode ser o maior vencedor da Liga dos Campeões? A Argentina

Do UOL, em São Paulo

Disputados nesta semana, os jogos de volta das quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa definiram Atlético de Madri (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Chelsea (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha) como semifinalistas do principal torneio de clubes da Europa. A configuração transformou o Brasil no terceiro país com mais selecionáveis entre os postulantes do título, atrás de Espanha e Alemanha. E sabe quem tem mais a comemorar com essa notícia? A Argentina.

Entre os jogadores que têm sido convocados pelo técnico Alejandro Sabella, apenas Ángel Di María está nas semifinais da Liga dos Campeões da Uefa. Os outros destaques da equipe sul-americana terão um fim de temporada menos desgastante antes da disputa da Copa do Mundo.

É o caso de Lionel Messi. A temporada atual é a primeira em que o Barcelona fica fora das semifinais da Liga dos Campeões da Uefa desde a edição 2006/2007, quando o time espanhol foi eliminado pelo Liverpool nas oitavas.

Até a Copa do Mundo, Messi terá apenas a decisão da Copa do Rei e a reta final do Campeonato Espanhol. Uma temporada menos desgastante, portanto, do que as anteriores.

A situação de seus jogadores, porém, não é a única razão para a Argentina celebrar o desfecho da Liga dos Campeões. Alguns dos favoritos ao título da Copa do Mundo, como Alemanha, Brasil e Espanha, terão grandes contingentes em ação nas semifinais do torneio europeu.

A relevância disso é grande. A Fifa definiu que jogadores convocados para a Copa do Mundo devem tirar folga entre 18 e 25 de maio. A exceção é para os que estiverem envolvidos com a decisão da Liga dos Campeões da Uefa, que será realizada no dia 24 de maio, em Lisboa. Além de atuar nessa data, eles treinarão normalmente na semana anterior.

O Brasil, por exemplo, terá 18 dias entre a apresentação e a estreia na Copa do Mundo, no dia 12 de junho, contra a Croácia. Jogadores que estiverem na decisão da Liga dos Campeões chegarão desgastados e ainda perderão pelo menos três dias de trabalho.

Os brasileiros que ainda podem estar nessa situação são David Luiz, Oscar, Ramires e Willian (Chelsea), Marcelo (Real Madrid), Dante e Rafinha (Bayern de Munique) e Filipe Luis e Miranda (Atlético de Madri) – a lista considera apenas atletas que já foram chamados por Luiz Felipe Scolari.

O país com mais selecionáveis entre os semifinalistas é a Espanha. São 14 nomes: Casillas, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Arbeloa e Isco (Real Madrid), Azpilicueta e Torres (Chelsea), Juanfran, Villa, Diego Costa, Koke e Mario Suarez (Atlético de Madri) e Javi Martínez e Thiago Alcántara (Bayern de Munique).

O segundo em selecionáveis nas semifinais da Liga dos Campeões é a Alemanha. Os germânicos têm dez jogadores nessa situação: Khedira (Real Madrid), Schurrle (Chelsea) e a legião do Bayern de Munique, formada por Neuer, Boateng, Lahm, Götze, Schweinsteiger, Kroos, Müller e Badstuber.

Depois de Espanha, Alemanha e Brasil, Inglaterra (quatro), Portugal (três), França (três) e Uruguai (três) são os países com mais selecionáveis que ainda estão na disputa da Liga dos Campeões da Uefa. As equipes nacionais de Bélgica (dois) e Holanda (dois) também têm mais representantes do que a Argentina.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos