Nova 'guerra' Barça x Real pode rachar a seleção, teme federação espanhola

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE

    Titular da seleção, Busquets agride rival do Madrid e deflagra nova crise entre facções de Barça e Real

    Titular da seleção, Busquets agride rival do Madrid e deflagra nova crise entre facções de Barça e Real

A atual maior rivalidade do futebol mundial ganhará um novo capítulo na próxima semana, quando Barcelona e Real Madrid decidem a Copa do Rei da Espanha em jogo único, em Valência. E o clima de animosidade que antecede a final preocupa a Federação Espanhola, em relação à unidade da seleção do país para o Mundial do Brasil.

Recentemente personagens importantes da seleção mais vencedora dos últimos anos trocaram declarações nada diplomáticas, deflagradas especificamente por um lance do último clássico entre Barcelona e Real Madrid, pela Liga Espanhola. Em 23 de março, os catalães venceram por 4 a 3 na casa do rival, contando com um polêmico incidente em que Sergio Busquets, titular absoluto da seleção de Vicente del Bosque, teria pisado no rosto do português Pepe.

Nos últimos anos, a unidade entre as facções de Barça e Real na seleção foi mediada por Xavi, do lado catalão, e Iker Casillas, representante da parte de Madri. No entanto, os dois líderes enfrentam instante de turbulência, em razão do caso Busquets.

"Espero que (Xavi e Casillas) não caiam na trapaça que fizeram. São inteligentes e saberão sair dessa. Todos sabemos de onde vem tudo isso", afirmou Del Bosque, técnico da seleção, em breve depoimento publicado pelo jornal El Plural na última segunda-feira.  

A animosidade entre os dois lados foi esquentada a partir de uma declaração do goleiro do Real Madrid, que disse publicamente na última semana que "puxaria as orelhas" de Busquets quando ambos se encontrassem na seleção. Xavi retrucou, afirmando que "estão sendo injustos com Busquets. Não preciso defendê-lo, as imagem o defendem. Se vê claramente que não pisa em Pepe".

A guerra suja entre Pepe e Busquets, que solucionem entre eles. Mas se Mourinho não conseguiu, que ninguém destrua o bom ambiente da seleção Fonte da Federação Espanhola, em declaração reproduzida pelo jornal El Plural, na última segunda-feira

Juntos, Xavi e Casillas receberam em outubro do ano passado o ilustre prêmio Príncipe das Astúrias, ainda válido por sua edição 2012. Na entrega, a honraria foi justificada como um símbolo da amizade e esportividade no futebol espanhol.

Os dois líderes são grandes amigos desde 1999, quando ajudaram a Espanha a conquistar o título do Mundial Sub-20, na Nigéria. Xavi e Casillas são nomes importantes do time que venceu a Copa de 2010 e duas edições seguidas da Euro, em 2008 e 2012.  

Fora do furacão de ânimos que envolve Real Madrid e Barcelona, o goleiro Pepe Reina também se manifestou sobre o caso. Reserva de Casillas na seleção, o jogador do Napoli é conhecido por atuar como um elemento agregador dentro do ambiente da seleção.  O atleta defendeu Busquets e disse que "não é de puxão de orelhas, mas sim de tapinhas nas costas".

FEDERAÇÃO CELEBRA ESTAR LIVRE DE "FATOR MOURINHO"

Em contato com o jornal El Plural, uma fonte da Real Federação Espanhola de Futebol afirmou que espera que o momento de tensão entre as facções de Barcelona e Real seja contornado. Principalmente depois do esforço da entidade de manter a harmonia na seleção nos tempos em que o polêmico técnico português José Mourinho apimentava a rivalidade, dirigindo o time de Madri.

"Com o que lutamos na etapa de Mourinho no Real Madrid para que não destruísse a seleção, que fez com que dialogassem Iker, Xavi, Puyol e Iniesta, para firmar a paz três meses antes do Mundial, Del Bosque não merece essa guerra absurda entre uns e outros", manifestou a fonte da federação.

"A guerra suja entre Pepe e Busquets, que solucionem entre eles. Mas se Mourinho não conseguiu, que ninguém destrua o bom ambiente da seleção", acrescentou ao El Plural.  

Mas o fato é que a nova tensão entre os dois principais times da Espanha alimenta o noticiário dos jornais do país. Nesta terça-feira, o diário Sport, de Barcelona, noticia que Busquets está farto da pressão pública que tem sofrido. O mesmo periódico também publica uma charge que faz graça com a declaração das orelhas puxadas de Casillas.

Com ou sem paz, a seleção espanhola figura entre as principais favoritas do Mundial no Brasil, encabeçando o grupo B, ao lado de Holanda, Chile e Austrália. Mas antes disso algumas taças precisam ser levantadas dentro do país.

Real Madrid e Barcelona decidem a Copa do Rei na quarta-feira da próxima semana, dia 16 de abril, no estádio Mestalla, em Valência. As duas equipes também estão na briga pelos títulos do Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões [inclusive, ainda têm chances de se enfrentarem no torneio europeu].

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos