Inter revê Fossati e testa Beira-Rio 'completo' em amistoso com Peñarol

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

Depois do espetáculo musical, o jogo. Neste domingo o Internacional completa o programa de reinauguração do Beira-Rio e enfrenta o Peñarol, às 16h, em um amistoso. A partida marca o reencontro do Colorado com Jorge Fossati, técnico que levou o time até as semifinais da Libertadores de 2010, mas que acabou demitido e até hoje cobra o clube na Justiça.

A partida acontece um dia depois da reinauguração musical. No sábado, um espetáculo de três horas recontou a construção do estádio e os títulos do clube. Exaltou ídolos e emocionou cerca de 45 mil pessoas com um grande aparato visual, orquestra e depoimentos de ex-atletas.

O amistoso servirá de teste para todos os acessos do estádio. Na primeira fase do Campeonato Gaúcho, o local recebeu dois jogos com público reduzido, em setores específicos. A experiência no jogo servirá de preparação para o retorno definitivo do time ao Beira-Rio. Algo planejado para ocorrer já no final de semana seguinte, com o Gre-Nal decisivo do estadual.

O Peñarol foi convidado por ter participado do festival de inauguração do Beira-Rio, em 1969. Na oportunidade, o Inter abriu o estádio vencendo o Benfica de Portugal, com Eusébio em campo, por 2 a 1. Uma semana depois aplicou 4 a 0 no time uruguaio.

Mas depois de ser confirmado como adversário da reabertura, o Peñarol contratou Jorge Fossati e criou uma ironia do destino. Demitido quatro anos antes, o técnico entrará para a história sendo o comandante do primeiro rival oficial da nova casa vermelha.

Para o Inter, o jogo fecha a programação oficial de retorno ao seu estádio. Mas os jogadores evitam tratar o compromisso como festivo.

"Não tem essa de tirar o pé e deixar o adversário jogar. Vamos fazer o que vamos fazer nos últimos jogos, vamos marcar em cima", disse o zagueiro Ernando. "Vamos fazer de tudo para eles não estragarem a nossa festa", completou Abel Braga.

O jogo deve marcar a despedida de Índio. O zagueiro de 39 anos não irá renovar contrato, mas afirmou que pretende seguir jogando. Um indicativo de saída no meio do ano, após quase 10 temporadas completas no Inter. Único remanescente do elenco campeão da Libertadores e do Mundial de 2006 (além de Alex, que saiu e voltou), ele começará a partida no banco.

Já o Peñarol entrará em campo com um time pelo menos misto. Na sexta-feira o time venceu o Miramar pelo Campeonato Uruguaio, mas mesmo o plano era dar ritmo para suplentes e nomes que voltam de lesão.

INTERNACIONAL X PEÑAROL

Data: 06/04/2014 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: Sportv 2 e Globo (somente para o RS)
Árbitro: Jean Pierre de Freitas Lima (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Tatiana Freitas (RS)

INTERNACIONAL
Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick, Valdívia e D'Alessandro; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

PEÑAROL
Danilo Lerda; Carlos Valdez, Darío Rodríguez e Emilio Mac Eachen; Emiliano Albín, Marcel Novick, Jorge Rodríguez, Nahitan Nandez e Paolo Hurtado; Núñez e Toledo
Técnico: Jorge Fossati

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos