CNN faz alerta para prostituição infantil em Fortaleza durante a Copa
Do UOL, em São PauloA rede de televisão americana CNN fez uma reportagem especial em Fortaleza, no Ceará, para alertar sobre casos de prostituição infantil que já acontecem na cidade, e como eles podem aumentar durante a Copa do Mundo de 2014. A reportagem destacou que a capital cearense é uma das cidades que vão receber jogos do Mundial este ano.
Com imagens de prostitutas interagindo com clientes nas ruas de Fortaleza, a reportagem constatou a presença de menores de idade negociando valores para os programas e trocando números de celulares. "A prostituição é considerada legal a partir dos 18 anos, mas o problema é que muitas delas são menores", disse a reportagem.
A Copa do Mundo é relatada como uma oportunidade para aumentar os ganhos com a prostituição no Brasil. "Muitas delas passar a ter aulas de inglês para negociar com os turistas".
A reportagem conversou com algumas das meninas que se prostituíam. "Estou fazendo isso há dois meses, a gente usa o dinheiro para comprar roupas, materiais escolares", disse uma das menores, não identificada.
A CNN ouviu também uma ex-prostituta, chamada de Jucileide, de 21 anos, que contou ter começado a negociar relações sexuais aos 13. "Quando minha mãe descobriu, eu já tinha 15 anos, ela chorou, mas eu expliquei: mãe, é dinheiro fácil", relatou.
A promotora cearense Antonia Lima Sousa também deu entrevista à emissora americana. "São meninas vítimas de cultura de exclusão social e de uma tradição de total desrespeito pelas mulheres", afirmou.