Inter vai ao RJ para convencer Valcke sobre cronograma do Beira-Rio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação Inter

    Autoridades gaúchas e dirigente do Inter apresentarão planos para as estruturas temporárias

    Autoridades gaúchas e dirigente do Inter apresentarão planos para as estruturas temporárias

O Internacional, ao lado de autoridades de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, irá se encontrar com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke nesta quarta-feira no Rio de Janeiro. A reunião servirá para apresentar o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa e também um cronograma de obras para as estruturas temporárias.

Em resumo, o COL e a Fifa receberão uma garantia de que os trabalhos no Beira-Rio ocorrerão – sem nenhum novo empecilho, até o dia 22 de maio.

A data marca a entrega do estádio para início das operações da entidade máxima do futebol no local. O prazo, no entanto, será curto. A pavimentação da área pública do entorno do Beira-Rio, que vai acomodar parte das estruturas temporárias, começará apenas em 20 de abril.

"O projeto todo de pavimentação, de 52 mil metros quadrados, demanda um prazo de 60 dias para conclusão. Mas como a área das estruturas temporárias é menor, cerca de 10 mil metros quadrados, isto pode ser finalizado antes. Atendendo o pedido da Fifa sem problema", afirmou Urbano Schmitt, secretário de gestão de Porto Alegre.

Já a garantia financeira será dada pela lei de isenção fiscal, aprovada na terça-feira pelos deputados estaduais, e mais uma lista de equipamentos que serão adquiridos pela prefeitura de Porto Alegre e governo do estado do Rio Grande do Sul.

"O COL ainda alega que R$ 25 milhões [valor que pode ser captado com isenção fiscal] não são suficientes para as estruturas temporárias. Mas vamos apresentar o detalhamento do projeto. Citar os geradores que a cidade pode ceder e já entregar um cronograma de ações", disse Maurício Santos, coordenador do comitê-gestor da Copa no RS.

Além do prazo apertado para pavimentação da área pública do entorno, que comportará tendas e demais instalações temporárias, outro ponto também mantém a preocupação entre as autoridades locais: a aquisição de equipamentos.

"Desatamos um nó, ganhamos terreno com o projeto aprovado. Mas ainda não dá para ficar totalmente aliviado. Muita coisa precisa ser feita. Muita coisa precisa ser comprada e instalada", comentou Paulão Jukoski, gerente do COL em Porto Alegre.

A comitiva gaúcha será formada da seguinte maneira: Diana Oliveira, vice-presidente do Inter e responsável pela fiscalização das obras de reforma do Beira-Rio; Sebastião Melo, vice-prefeito de Porto Alegre e também o procurador adjunto do município, Marcelo do Canto; Maurício Santos, coordenador do comitê-gestor da Copa no RS e o gerente do COL no Estado, Paulão Jukoski.

Palco de cinco jogos da Copa do Mundo, o Beira-Rio ainda está em reformas. A previsão do Internacional e da construtora Andrade Gutierrez é que o estádio seja entregue no início de abril. Do lado de fora, o clube gaúcho já iniciou a pavimentação do trecho privado do entorno.

A licitação para pavimentação e iluminação da área pública do entorno terá abertura de envelopes no próximo dia 31 de março. As obras de mobilidade urbana - duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, ampliação da Avenida Padre Cacique e construção do viaduto Pinheiro Borda – estão com 92% dos trabalhos concluídos.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos