Artista romeno faz caricaturas de futebol para superar infância difícil

Do UOL, em São Paulo

Pode parecer clichê, mas o futebol às vezes serve mesmo como ponto de fuga da realidade. Foi mais ou menos o que aconteceu com o artista plástico romeno Daniel Nyari. Problemas políticos no país fizeram com que sua infância fosse difícil. Como refúgio, ele encontrou uma paixão: o futebol. 

"Tive uma infância turbulenta. Questões políticas forçaram minha família a mudar constantemente e o futebol foi a única fonte de conforto. Até hoje eu tento manter isso em minha vida e fico feliz que o futebol faça parte do meu trabalho", explicou o artista, em contato via e-mail com o UOL Esporte.

Daniel Nyari tem 28 anos e mudou de seu país no começo de 1990, quando a Romênia passou por uma revolução para derrubar o líder Nicolau Ceausescu que estava no poder desde 1967 e repreendia violentamente quem manifestava oposição ao governo. Morou na Áustria e na Alemanha antes de parar em Nova York, onde reside atualmente.

Mesmo com a vida nômade, as imagens do futebol ficavam na cabeça do jovem, que aproveitava o que tinha a mão para fazer pôsteres, adesivos ou cartões informativos com figuras de jogadores e escudos de clubes. A admiração pela seleção brasileira acabou sendo algo natural - pela relevância dos pentacampeões. 
 
"Quando o mundo foi apresentado para o futebol brasileiro, foi quase como colocar cor no preto e branco da televisão: então nada mais foi como antes", comparou o artista. "Como sou fã de futebol, é difícil ignorar o Brasil como o maior capítulo da história do jogo bonito. Eu tenho uma grande admiração pela seleção brasileira porque foi capaz de se transformar no país do futebol nos anos 50 e mudou o jogo para sempre", elogiou.
 
Apesar da idolatria ao futebol brasileiro, o romeno não acompanha o Brasileirão. "Torço para times da Alemanha. Não torço para ninguém no Brasil, para ser sincero, mas conheci torcedores do Botafogo, São Paulo, Flamengo, Corinthians e descobri que todos têm histórias maravilhosas".
 
Em sua obra de arte, além de ilustrações de Didi, Zico, Rivellino e até o jovem astro Neymar, também há figuras emblemáticas como Maradona, Cruyff, Baggio, Cristiano Ronaldo, entre outros. "Vou atrás de personagens históricos porque eu sinto que os mais jovens não conhecem quem inspirou seus jogadores favoritos", pontuou.
 
Atualmente seus trabalhos podem ser vistos na revista Wired e Match of the Day Magazine. A maioria de seus desenhos são encomendados e podem demorar de 5 a 16 horas, dependendo de quantidade de detalhes que gostaria de passar em cada imagem.
 
"Limito-me a um conjunto de regras que me limita a fim de apresentar uma versão reduzida. Tais limitações são como usar apenas de ângulos retos ou com curvatura de 45 graus, por exemplo. A parte mais difícil é essencialmente de equilíbrio entre estas regras", avaliou.
 
Seus desenhos são vendidos pelos sites Futbol Artist Network e Society6 seja em forma de quadros (de 18 a 35 dólares), camisetas (22 dólares) e até canecas (15 dólares).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos