Prefeitura do Rio decreta feriado na cidade em dias de jogos da Copa
Do UOL, no Rio de JaneiroO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou feriado municipal em todos os dias úteis em que haverá jogos da Copa do Mundo de 2014 na cidade. O Rio vai receber sete partidas do torneio, inclusive a final, no dia 13 de julho. Três dessas partidas ocorrerão em dias da semana. O restante acontecerá no final de semana.
Segundo decreto publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Município, nos dias 18 e 25 de junho, ambos uma quarta-feira, haverá feriado parcial na cidade. Nesses dias, serão realizadas respectivamente as partidas entre Espanha e Chile (16h) e Equador e França (17h). Nos dois casos, o feriado vigorará a partir do meio-dia.
Já na sexta-feira, dia 4 de julho, o Rio receberá um das partidas das quartas de final da Copa do Mundo às 13h. Nesta data, o feriado será integral.
De acordo com a prefeitura, os feriados "visam a reduzir o fluxo de veículos, minimizar possíveis transtornos para a população, e agilizar o deslocamento dos torcedores para o estádio do Maracanã". O decreto prevê que comércio de rua, bares, shoppings, empresas de turismo e jornalísticas trabalhem normalmente, assim como determinados órgãos da administração municipal.
Obras e eventos suspensos
Outro decreto publicado nesta quarta-feira suspende a autorização para a realização de eventos na cidade de 22 de maio a 18 de julho, por causa da Copa. Segundo a prefeitura, mesmo os eventos já previamente autorizados deverão solicitar nova licença caso queiram manter sua programação.
Esse mesmo decreto suspende a realização de obras em locais públicos do Rio durante o mesmo período. Só serão autorizados reparos em casos expecionais.
Também durante 22 de maio e 18 de junho, vigorá na área do entorno do Maracanã a área de exploração comercial exclusiva da Fifa. Só empresas parceiras da entidade poderão fazer ações de marketing e propaganda a menos de um quilomêtro do estádio.
[playlist-here]