Porto Alegre usa encontro de 'farrapos' para bombar sua Fan Fest

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

    Acampamento Farroupilha terá edição extraordinária durante a Copa do Mundo de 2014

    Acampamento Farroupilha terá edição extraordinária durante a Copa do Mundo de 2014

Se os shows ou jogos da Copa do Mundo transmitidos em telão não forem suficientes para atrair os torcedores de Porto Alegre para a Fan Fest na Copa do Mundo, um encontro tradicionalista irá se encarregar disso. O Acampamento Farroupilha, que ocorre anualmente em setembro para celebrar as tradições do Estado, terá edição extraordinária e ocorrerá concomitante a Copa. Próximo ao local destinado a Fan Fest, o público que passar pelo reduto das tradições pode acabar 'bombando' o evento da Fifa.

A edição especial do Acampamento Farroupilha terá proporções menores do que ocorre normalmente. Na semana em que celebra as tradições do Estado, a chamada Semana Farroupilha, que termina em 20 de setembro, costuma movimentar mais de 100 mil pessoas.

Desta vez, em vez dos 400 piquetes (lotes para acampamento de Centros de Tradições Gaúchas), serão 150. Lá, os costumes campeiros do povo gaúcho serão mostrados, com música, culinária, apresentações artísticas e desfiles.

Mas a proximidade com o local onde será realizada a Fan Fest irá unir públicos e ajudar o evento da Fifa.  O Acampamento ocorre no Parque da Harmonia, enquanto a Fan Fest no Anfiteatro Pôr do Sol. Poucos quilômetros separam as duas sedes.

A Fan Fest pretende reunir 20 mil pessoas a cada dia. Nela, serão transmitidos todos os jogos da Copa do Mundo em um telão de 80 m² intercalados com shows de música. Serão quatro artistas nacionais: Belo, Banda Eva, Paulo Ricardo [Ex-RPM] e Dudu Nobre, e 66 atrações locais que vão de Papas da Língua, Nenhum de Nós e Engenheiros do Avaí a artistas menos conhecidos e de canções regionais.

Para coordenar os dois públicos, ações dos órgãos de segurança são estudadas. A ideia é que o fluxo de pessoas seja imenso e problemas possam ocorrer. Por isso, uma 'simulação de crise' será realizada no próximo dia 22. A ideia é testar o poder de contenção da polícia.

Além disso, outros problemas podem surgir. Em Fan Fest, somente materiais visuais de patrocinadores da Fifa são autorizados. Um torcedor vestindo uma camisa, por exemplo, de uma marca rival não será autorizado a entrar. Por isso, as empresas que normalmente patrocinam o Acampamento estão orientadas e não distribuir nada que venha a dar problema no evento vizinho.

A entrada em ambos os casos é gratuita. Na festa da Fifa, porém, há possibilidade do torcedor adquirir passaporte VIP, que dará direito a brindes e uma posição privilegiada no local. O preço será R$ 120 por pessoa. Para o dia 15 de junho, quando a França enfrenta Honduras na capital gaúcha, o Consulado Francês já reservou todas as 300 entradas especiais.

Para pagar as estruturas usadas na Fan Fest, a prefeitura de Porto Alegre procura patrocinadores. Parceiros que teriam a imagem vinculada ao evento, algo autorizado pela Fifa. O valor envolvido nas comemorações não foi divulgado. Da mesma forma, a edição extraordinária do Acampamento Farroupilha procura interessados em expor a marca nos locais de visitação.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos