Fernandinho vai bem em vaga mais disputada; Rafinha 'discreto' ganha elogio

Paulo Passos

Do UOL, em Johannesburgo (África do Sul)

O jogo valia mesmo para eles. Fernandinho e Rafinha receberam a primeira e única chance com Luiz Felipe Scolari antes da convocação para a Copa do Mundo. A dupla jogou por 90 minutos como havia prometido o técnico. E agradou, segundo ele.

Testado como primeiro e segundo volante durante o jogo, Fernandinho foi melhor atuando mais à frente, na posição de Paulinho. No início do amistoso, ele ficou mais próximo dos zagueiros, onde não comprometeu, até porque os sul-africanos não ajudaram para que isso acontecesse.

Na segunda etapa, Felipão resolveu testar o jogador do Manchester City atuando com mais liberdade. Paulinho saiu e ele ocupou o seu lugar no campo. Luiz Gustavo virou o primeiro volante do time.

Com mais liberdade e próximo de Ramires, que também entrou no segundo tempo, Fernandinho foi melhor. Participou da armação de jogadas e se mostrou mais confortável na função. Além disso, marcou um golaço.

"Ele foi bem, achei ele razoavelmente bem nas duas posições", afirmou Scolari. "Ele faz isso no Manchester City, divide de 70% a 30% com Touré. Já está acostumado", completou.

Na função em que foi melhor, Fernandinho terá uma concorrência maior para estar na lista dos 23 convocados par a Copa do Mundo, que será divulgada no dia 7 de maio. Paulinho é titular absoluto do time. Hernanes e Ramires, prestigiados com Felipão, são outros que podem jogar nessa posição e estiveram em mais convocações que Fernandinho, chamado apenas uma vez.

"Acho normal jogar nas duas (funções), não tenho preferência. Estou acostumado a jogar nas duas no City", disse Fernandinho após a vitória.

Discreto, Rafinha agrada

Já Rafinha, que vive uma concorrência difícil, com Daniel Alves e Maicon,  teve uma atuação discreta. Não conseguiu mostrar a mesma velocidade e qualidade técnica nos avanços pela lateral e até falhou em alguns lances defensivos.

"Vi um Rafinha mais discreto que o do Bayern de Munique. Avançou bem menos. Parecia que queria fazer o certo", analisou Johannes Nedo, jornalista do Stuttgarter Zeitung, que acompanhou a partida no Soccer City.

A "discrição" agradou Scolari, que se empolgou nos elogios ao lateral.

"O Rafinha me lembra um do lateral meu no Grêmio, o Casemiro. Simples, objetivo, bom de grupo. Foi bem no jogo", afirmou o técnico.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos