Comemoração de Neymar contra África do Sul foi homenagem. Sabe para quem?

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

O Brasil vencia a África do Sul por 1 a 0 na última quarta-feira, em Johannesburgo, quando Neymar fez jogada individual e marcou o segundo. Na comemoração, o camisa 10 colocou uma mão de frente para outra e balançou os braços para cima e para baixo. Não para imitar um robô, imitar passos de dança ou relembrar alguma história do Carnaval, porém. Os movimentos do atacante do Barcelona foram uma homenagem ao grupo de humor "Porta dos Fundos".

Na verdade, Neymar tentou reproduzir o boneco que aparece no símbolo do coletivo de humor. A comemoração foi uma promessa feita pelo jogador de futebol ao humorista Fabio Porchat, um dos idealizadores do grupo.

Porchat viajou na quinta-feira da semana passada para Barcelona, onde o humorista decidiu passar o Carnaval. No sábado, ele e Neymar jantaram juntos na casa do lateral-direito Daniel Alves.

"O Felipão [Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira] já tinha dito que os jogadores da seleção adoram o Porta dos Fundos e que costumam ver os vídeos na concentração. O Neymar também disse que assiste e que sabe tudo de cor. Eu falei que queria ver gol dele no dia seguinte", contou Porchat, que ainda está na Espanha, em entrevista por telefone.

No domingo, porém, Neymar deixou Porchat frustrado. O brasileiro criou chances, mas pecou nas finalizações e passou em branco na vitória do Barcelona por 4 a 1 sobre o Almería em partida válida pelo Campeonato Espanhol.

A promessa de Neymar ficou guardada até os 28min do primeiro tempo do jogo entre Brasil e África do Sul. O camisa 10 ainda marcou duas vezes na etapa final (a 1min e aos 45min).

Neymar fez três dos cinco gols do Brasil na vitória por 5 a 0 sobre a África do Sul. O jogador de 22 anos chegou a 30 bolas nas redes adversárias com a camisa da seleção, marca que só foi atingida por outros 11 atletas em todos os tempos. "Acho que eu fui pé quente", avaliou Porchat.

"Todo mundo no Porta dos Fundos adora futebol. Ficamos muito contentes por saber que os jogadores também gostam do nosso trabalho", completou o humorista. Porchat encontrou recentemente com Luiz Felipe Scolari, que chegou a aventar a possibilidade de o coletivo de humor visitar os atletas da seleção brasileira.

Ao contrário do que a comemoração sugere, contudo, Neymar não estava com o melhor dos humores na quarta-feira. O jogador chegou e saiu calado do estádio Soccer City, em Johanesburgo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos