Amistosos pré-Copa abrem espaço para novatos. Mas festa é dos veteranos

Do UOL, em São Paulo

Última data Fifa antes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, a quarta-feira passada colocou em campo as 32 seleções que participarão do torneio. Muitas delas aproveitaram a chance e testaram possíveis novidades para as listas de convocados. No entanto, o brilho foi dos veteranos.

Foi assim na vitória de Portugal por 5 a 1 sobre Camarões, por exemplo. Paulo Bento, técnico dos lusitanos, manteve apenas cinco habituais titulares. As novidades foram Beto, Rolando, Neto, William Carvalho, Rafa e Ivan Cavaleiro. E quem foi o grande nome dos europeus no duelo? Cristiano Ronaldo, eleito pela Fifa o melhor do mundo na temporada passada.

Ronaldo marcou duas vezes na goleada de Portugal. Com isso, chegou a 48 pela seleção e ultrapassou Pauleta como o jogador que mais vezes balançou as redes adversárias em partidas da equipe nacional.

A Espanha também apostou num novato, mas venceu graças a um jogador que já era titular. A formação principal da atual campeã do mundo para encarar a Itália teve como novidade a presença de Diego Costa, nascido no Brasil. O gol que definiu o triunfo por 1 a 0, contudo, foi anotado por Pedro.

No lado italiano, o técnico Cesare Prandelli aproveitou o amistoso para testar dois novatos. O zagueiro Gabriel Paletta foi titular e o atacante Ciro Immobile entrou no segundo tempo. A despeito do revés, o defensor teve atuação segura e foi o mais eficiente dos dois.

A lista de convocados da Alemanha para o jogo contra o Chile também teve quatro novidades (Mustafi, Ginter, Lasogga e Hahn). A vitória por 1 a 0, porém, saiu dos pés de jogadores que já faziam parte do elenco: passe de Özil, gol de Götze.

Outra seleção que viveu um roteiro assim foi a França. O amistoso contra a Holanda marcou a estreia do atacante Griezmann no time titular, mas quem brilhou nos Bleus foi Benzema, que anotou o primeiro gol e participou da jogada do segundo.

  • 23187
  • true
  • http://esporte.uol.com.br/enquetes/2014/03/05/encerrada-a-ultima-rodada-de-amistosos-antes-da-convocacao-para-a-copa-qual-selecao-e-favorita-ao-titulo-mundial.js

Nesse contexto, o Brasil até que foi exceção. O técnico Luiz Felipe Scolari apostou em dois novatos como titulares no amistoso contra a África do Sul. Rafinha teve atuação segura na lateral direita, e Fernandinho foi além: marcou um dos gols da vitória dos sul-americanos por 5 a 0.

Só que o destaque do Brasil no jogo não foi nenhum dos novatos. Mais uma vez, a estrela da companhia foi Neymar, autor de três gols. O atacante de 22 anos já anotou 30 vezes com a camisa da seleção.

O melhor contraexemplo, na verdade, foi a Inglaterra. Os britânicos montaram uma seleção baseada no time titular do Liverpool e colocaram os garotos Lallana e Shaw entre os titulares no confronto com a Dinamarca.

Os dois jogadores tiveram boas atuações. Foi de Lallana a jogada que abriu caminho para o gol da vitória inglesa por 1 a 0, marcado por Sturridge.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos