Onze amistosos desta quarta-feira que você não pode perder

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira e todas as outras 31 equipes que disputarão a Copa do Mundo a partir de 12 de junho encaram, nesta quarta-feira (5), um dia decisivo na preparação para o Mundial. É o momento de fechar o elenco e corrigir eventuais falhas para chegar à competição na melhor forma possível.

O UOL Esporte separou os 11 amistosos, sem contar a partida entre Brasil e África do Sul, que você não pode perder se quiser estar por dentro da situação das principais seleções a 99 dias do início da Copa do Mundo. Nenhum dos jogos será no horário da partida do Brasil, marcada para as 14h (de Brasília).

1 -  Romênia x Argentina - 16h

A Argentina terá pela frente, em Bucareste, a adversária que a eliminou nas oitavas de final da Copa de 1994, mas que estará ausente no próximo Mundial. Com elenco praticamente fechado para a Copa, o técnico Alejandro Sabella usará o amistoso para observar os jogadores escolhidos. "Não há muito tempo para testes", admitiu o treinador. Lionel Messi estará em campo, comandando o ataque argentino.

Na TV – ESPN Brasil, Sportv 2

2 - Ucrânia x Estados Unidos - 16h

A Ucrânia não está na Copa, mas o momento de turbulência política do país, que inclui a recente intervenção militar da Rússia, gera apreensão. Na semana passada, a partida foi transferida de Kharkov para Nicósia, capital do Chipre, bem distante da Ucrânia, para evitar conflitos. Enquanto o presidente da federação ucraniana agradece aos Estados Unidos pela posição contrária com relação à intervenção militar russa, o técnico Jurgen Klinsmann só pensa na melhor maneira de acertar a seleção norte-americana para a Copa.

3 – Áustria x Uruguai - 16h30

Depois de se classificar para a Copa apenas na repescagem contra a Jordânia, o Uruguai enfrenta a Áustria – que ficou de fora do Mundial, mas teve desempenho regular no grupo da Alemanha das eliminatórias europeias. Além do ex-são-paulino Diego Lugano, a Celeste tem como destaque o ataque formado por Luis Suárez e Diego Forlán. Alvaro Pereira, lateral-esquerdo do São Paulo, deverá começar na reserva de Jorge Fucile.

4 – Suíça x Croácia - 16h30

É a chance de saber como está atuando a primeira rival da seleção brasileira na Copa, no duelo contra a Suíça, cabeça-de-chave do grupo E no Mundial. "Espero que a gente se supere", resumiu o técnico croata, Niko Kovac, sobre a partida. Ele terá em campo o atacante Mario Mandzukic (Bayern de Munique), que está fora do jogo com o Brasil por suspensão, e o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.

Na TV – Sportv 3             

5 – Bélgica x Costa do Marfim - 16h45

A sensação Bélgica, que se classificou para a Copa com uma campanha invicta – oito vitórias e dois empates –, perdeu os amistosos para Colômbia e Japão no fim do ano passado e tem mais um confronto difícil. O adversário é a Costa do Marfim, que venceu o duelo com Senegal pela vaga na Copa. Didier Drogba e Yaya Touré são os astros da seleção africana.

6 – Alemanha x Chile - 16h45

Com adversários que podem surpreender em seu grupo na Copa (Portugal, Gana e Estados Unidos), a Alemanha enfrentará o Chile, possível adversário do Brasil nas oitavas de final do Mundial. O técnico Joachim Löw se disse preocupado com a condição física de seus jogadores e disse que a porta está aberta para possíveis surpresas na convocação final.

Na TV – ESPN +

7 – Inglaterra x Dinamarca - 17h

O desempenho da seleção inglesa nas derrotas contra Chile e Alemanha nos amistosos no fim de 2013, em Wembley, deixaram os torcedores locais desconfiados. O técnico Roy Hodgson (foto) recentemente ameaçou tirar da Copa alguns "medalhões" e convocou jogadores mais jovens como o lateral Luke Shaw (Southampton), de 18 anos, e o atacante Raheem Sterling (Liverpool), 19. Já a rival Dinamarca ainda está na "ressaca" da eliminação para a Copa, após ter ficado com o pior desempenho entre os segundos colocados nos grupos das eliminatórias europeias.

Na TV – ESPN

8 – França x Holanda - 17h

Esse talvez seja o segundo amistoso de maior destaque nesta quarta, atrás de Espanha x Itália. O Stade de France sediará o duelo entre França, que sofreu para superar a Ucrânia na repescagem das eliminatórias, e Holanda, classificada com nove vitórias, um empate e nenhuma derrota. Van Gaal dará oportunidade a alguns jogadores, com o intuito de observá-los, e terá nomes famosos como Sneijder, Robben, Van Persie e Van der Vaart. Didier Deschamps coloca em campo o astro Karim Benzema, enquanto Franck Ribéry, que se recupera de lesão, deve ficar no banco.

Na TV – Sportv (VT, às 20h30)

9 – Portugal x Camarões - 17h45

O atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, é a estrela do duelo entre Portugal e Camarões, em Leiria. O técnico Paulo Bento avisou que os jogadores não precisam entrar sob pressão por ser o último amistoso antes da convocação para o Mundial, e pediu apenas que façam o possível para ganhar. Segundo rival do Brasil na Copa, Camarões quebra a cabeça para descobrir a melhor forma de parar o atacante do Real Madrid. O objetivo é testar a equipe contra um adversário forte.

Na TV – ESPN Brasil e Sportv 2

10 – Espanha x Itália - 18h

As duas últimas campeãs mundiais se encontram em Madri em um duelo que tem como destaque a presença do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, estreante na seleção espanhola. Ele tem a chance de cravar seu lugar na Copa, já que Vicente del Bosque é outro treinador que disse ter a lista aberta para o Mundial. Na Itália, Balotelli, contundido, é o grande desfalque. O amistoso é a oportunidade que os times têm de enfrentar um rival forte – situação que se repetirá na primeira fase da Copa, onde a Espanha irá encarar Holanda e Chile e a Itália pegará Inglaterra e Uruguai. A partida também marca o reencontro das equipes após a semifinal da última Copa das Confederações, quando a Espanha venceu nos pênaltis depois de um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação.

Na TV – Sportv e Esporte Interativo

11 – México x Nigéria - 22h30

A seleção mexicana, terceiro adversário do time de Felipão na Copa do Mundo e rival tradicional do Brasil, também terá seu último teste completo antes da convocação final. A equipe não contará com Giovanni dos Santos, com uma lesão na panturrilha, mas Chicharito Hernández deverá ser titular. México e Nigéria – uma das rivais da Argentina na Copa de 2014 – já se enfrentaram em maio do ano passado em outro amistoso, que terminou com o resultado de 2 a 2.

Na TV – Sportv 2, ESPN

* Programação da TV sujeita a alterações

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos