Neymar encanta em campo e sai calado da África do Sul

Paulo Passos

Do UOL, em Johannesburgo (África do Sul)

Nem na chegada, nem na saída. A estadia de Neymar na África do Sul foi de completo silêncio. Autor de três gols na vitória do Brasil por 5 a 0, nesta quarta-feira, o atacante foi o único jogador da seleção brasileira que não deu entrevistas.

"É mais difícil para ele, que é mais jovem. O Neymar não falou porque se ele parasse aqui [na zona de entrevistas] não iam perguntar sobre o jogo, só sobre outras coisas", afirmou Thiago Silva. "A gente defende ele, é assim num grupo de colegas", completou.

Neymar também não havia falado na chegada da equipe ao hotel, na segunda-feira, em Johannesburgo. Na saída do gramado, não foi escalado pela assessoria de imprensa, a pedido do atleta, para a entrevista às emissoras que transmitiram o jogo para o Brasil, TV Globo e Sportv.

O silêncio do jogador está relacionado à polêmica em torno dos valores de sua transação do Santos para o Barcelona, em junho do ano passado, que causou até a renúncia do ex-presidente do clube catalão, Sandro Rosell.

Em campo, o bom desempenho rendeu um cheque de 10 mil rands (cerca de US$ 10 mil) por ter sido o melhor na partida contra a África do Sul.

"Importante é que Neymar se sinta feliz", diz Felipão

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, começou a falar sobre o atacante do Barcelona com uma brincadeira, ao dizer que a nuvem que pairava sobre sua cabeça foi embora. Isso porque, além do problema envolvendo a transação para o Barcelona, ele também sofreu recentemente com lesões.

"Choveu e limpou. A nuvem foi embora. O importante é que o Neymar se sinta feliz e tenha tranquilidade. Ele vem se recuperando e crescendo de produção no Barcelona, e aqui existem atletas que jogam diferente do que no Barcelona e dão a possibilidade de ele ser mais explorado", analisou.

"Agora, ele vai para o Barcelona com condições de melhorar fisicamente e atuar de forma um pouco diferente."

Sobre a polêmica em torno de seu contrato, Felipão não emitiu opinião. "Não falamos sobre isso porque está solucionado. Tem toda a razão o Neymar em não falar mais nada sobre isso."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos