Com transmissão na TV, julgamento de Pistorius abafa seleção na África

Paulo Passos

Do UOL, em Pretória

Oscar Pistorius
Oscar Pistorius

O início do julgamento do corredor Oscar Pistorius, acusado de matar namorada, a modelo Reeva Steenkamp, virou assunto onipresente na África do Sul. Nesta segunda-feira, a Justiça do país inicia a análise da acusação e da defesa do atleta. Pistorius alegou ser inocente na abertura do julgamento. A decisão sobre o caso sairá até o dia 20 de março.

No centro de Pretória, que fica a cerca de 50 quilômetros de Joanesburgo, onde a seleção está instalada e enfrentará a África do Sul, o clima é de expectativa pelo início do julgamento. Na rua Madiba, em frente à Alta Corte de Justiça, onde será o julgamento, equipes de televisão tomaram o local.

A sacada de uma agência de correios foi alugada por mais de uma dezena de emissoras. Elas dividiram o espaço e mantém suas instalações com tendas montadas, monitores, aparelhos para edição e antenas para transmissão de imagens desde a última sexta-feira.

"As instalações começaram na semana passada. Houve procura de muitas empresas, mais do que as que estão aqui, mas o espaço aqui é limitado", afirma Real Zonda, segurança contratado pela agência de correios para trabalhar no local.

Na última terça-feira, a Justiça da África do Sul liberou a transmissão do julgamento pelas televisões. O juiz Dunstan Mlambo, do Tribunal Superior de Pretória, justificou sua decisão no "interesse público" do caso e explicou que a transmissão "permitirá que um maior número de gente que não pode assistir ao processo poderá segui-lo". Porém, o discurso de Pistorius perante o juiz não poderá ser televisionado.

A autorização aumentou ainda mais a caça da mídia local e estrangeira por lugares para se instalar no centro de Pretória. As britânicas BBC e Sky, a americana NBC , além de emissoras da França, Alemanha e, claro, da África do Sul instalaram verdadeiros estúdios em frente à Alta Corte. Caminhões de transmissão ocupam a rua.

Na calçada em frente ao prédio onde Pistorius será julgado, um restaurante, instalado numa estrutura de lata em forma de contêiner aproveita o movimento dos técnicos, cinegrafistas e jornalistas, que consomem no local.

 

"Abrimos há duas semanas, mas o projeto do restaurante foi pensando em novembro do ano passado. Nosso contrato é de três anos, então esse caso e esse movimento foi uma coincidência, não esperávamos isso", afirmou René Jordaan, proprietário do estabelecimento. "Não é uma coisa boa o que aconteceu. Lamentamos, claro, mas agora vamos lucrar", completou.

Crime no dia dos namorados

No dia 14 de fevereiro de 2013, data comemorada como dia dos namorados na África do Sul, Oscar Pistorius disparou quatro tiros contra Reeva Steenkamp. A modelo  de 29 anos morreu na hora.

A defesa do atleta apresentará uma versão no julgamento de que houve um acidente trágico. Pistorius teria escutado um ruído e atirado pela janela, pensando que Reeva estava deitada na cama.

A promotoria, porém, acusa o atleta de "assassinato premeditado", contestando a versão de que ele se enganou sobre quem estava na rua. Pistorius aguardou ao julgamento em liberdade após pagar uma fiança de 80 mil euros. Se for condenado, pode pegar uma pena de prisão perpétua.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos