Bernard vê clima tenso na Ucrânia e já tem rota de fuga para deixar país

Paulo Passos

Do UOL, em Joanesburgo (África do Sul)

A crise política na Ucrânia assusta o meia-atacante da seleção brasileira Bernard. O jogador que atua no Shakhtar Donetsk afirmou que já tem uma rota de fuga planejada para deixar o país caso sinta-se inseguro com os conflitos que acontecem na região.

Desde novembro de 2013, a Ucrânia tem sido cenário de manifestações, após o então presidente Viktor Yanukovich anunciar sua decisão de não assinar um acordo de cooperação com a União Europeia. Em fevereiro, os protestos se tornaram violentos e culminaram com a destituição do presidente do país pelo Parlamento.

No dia 23 de fevereiro, uma ordem de prisão contra o presidente deposto foi emitida. Ele foi responsabilizado por "assassinatos em massa de civis" promovidos durante a repressão aos protestos de rua. 

"É complicado. A violência até agora estava longe, mas os manifestantes já partiram para lá (Donetsk). Isso nos deixa preocupados, sim. Está tudo mundo tenso", afirmou o meia-atacante ao se apresentar na seleção brasileira, nesta segunda-feira, em Joanesburgo.

O jogador, que mora com o pai e um primo na Ucrânia, afirmou que já tem uma rota de fuga preparada para deixar o país, caso se sinta inseguro.

"Tomamos as providências necessárias. Temos passagem para deixar o país se for preciso e deixamos o nosso nome na embaixada, caso seja necessário deixar o país de forma urgente. A gente não sabe o que esperar", afirmou.

Rússia ameaça invadir país

A destituição de Yanukovich, aumentou a intensidade dos protestos de simpatizantes do presidente deposto. Eles são favoráveis à intervenção da Rússia no caso. Segundo agência internacionais, os manifestantes invadiram prédios do governo e dois aeroportos na região de Crimeia.
No ultimo sábado, o senado da Rússia aprovou o envio de tropas para a Ucrânia. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos