Beira-Rio estoura segundo prazo e Inter e prevê estádio 100% até abril

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

Nesta sexta-feira, o Beira-Rio chega a sua segunda data oficial de entrega. Mas o estádio continua em obras, em fase de acabamento de várias áreas, como a cobertura, e ajuste em demais setores. Assim, o Internacional trabalha com um novo prazo para a conclusão da reforma: entre o final de março e o início de abril.

O clube gaúcho não se mostra apreensivo e usa os eventos-teste realizados em jogos do Gauchão como argumento. Nas partidas contra Caxias e Brasil de Pelotas o Inter recebeu público reduzido nas arquibancadas inferiores.

Além disto, a postura da Fifa diante do caso da Arena da Baixada também serve para não causar nervosismo. O estádio do Atlético-PR receberá um evento em caráter experimental em 29 de março.

Mas o estouro no prazo fica configurado principalmente por uma nota oficial do clube, emitida em 31 de dezembro – dia inicialmente estipulado para conclusão das obras. O texto informava que a data limite estipulada pela Fifa era 28 de fevereiro.

"As partes informam ainda que o prazo de 31/12/2013 é uma primeira referência contratual e que a data limite, a qual não pode ser ultrapassada sob pena de sanções, é a necessária para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, imposta pela FIFA e fixada em 28/02/2014", dizia o comunicado em seu terceiro parágrafo.

Na semana passada, o estádio recebeu a visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e da presidenta Dilma Rousseff, em uma cerimônia simbólica de inauguração. E o Inter afirma que o parecer da entidade máxima do futebol foi de aprovação.

"No que estabelece a Fifa, a entidade se dá por satisfeita. Esse processo de finalização é satisfatório. O que importa neste momento é a fase de vistorias. E o início do processo de operação", disse à TV Bandeirantes de Porto Alegre a 2ª vice-presidente do Inter Diana Oliveira.

A ideia do Inter agora é ter seu estádio completamente pronto na reinauguração organizada pelo clube, nos dias 5 e 6 de abril. A cobertura é uma das áreas que precisa ser finalizada. O item ainda não tem o acabamento que impede a passagem da chuva, e assim a arquibancada inferior ficou exposta as intempéries na última quarta-feira.

Sede de cinco jogos da Copa do Mundo, o Beira-Rio tem suas principais polêmicas do lado de fora do estádio. A maior delas é sobre as estruturas temporárias. O Internacional ainda aguarda o apoio do governo do estado para erguer os itens de estafe e comunicação exigidos pela Fifa. E o estado depende da aprovação do projeto de lei de isenção fiscal de até R$ 25 milhões para ajudar no tema.

Outro ponto se refere ao entorno, em uma obra pública de pavimentação e urbanização. Sem nenhuma empresa interessa na primeira licitação, a prefeitura de Porto Alegre lançará nos próximos dias um segundo edital. Mas o prazo de entrega seguirá sendo o mesmo: quatro meses. O que empurrará os trabalhos até metade dos jogos do mundial, no final de junho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos