Golaço e recorde dão moral a Fred em 'despedida' do Flu antes de seleção

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

O último jogo de Fred pelo Fluminense antes da tão esperada volta à seleção brasileira após um afastamento de mais de seis meses não teve a comemoração de uma vitória sobre a Cabofriense, mas o único gol no empate por 1 a 1 na noite de quarta-feira serviu para encher de moral o camisa 9 preferido de Felipão. Tudo porque, além de marcar um golaço, o atacante entrou para a lista de 10 maiores goleadores da história do clube.

Fred deve ser o centroavante titular no Brasil em amistoso marcado para a próxima quarta-feira, contra a África do Sul, em Johanesburgo. Essa será uma das últimas partidas da seleção brasileira antes da Copa do Mundo. Uma boa impressão, portanto, é mais que necessária para o camisa 9, que passou tanto tempo afastado.

O belo gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo contra o Boavista e que salvou o Fluminense da segunda derrota consecutiva veio em boa hora para Fred. O jogador chegou a encerrar um jejum de mais de seis meses na vitória por 1 a 0 sobre o Macaé, mas vinha de críticas por ter perdidos pênaltis contra Botafogo e Boavista, na mesma semana.

O golaço torna Fred parte ainda mais importante da história do Fluminense. O jogador é agora o 10º maior goleador da história do clube, ao lado de Magno Alves, com 114 gols. Na média, porém, o atual camisa 9 leva ampla vantagem: ele conseguiu o feito com 80 jogos a menos que o concorrente. O capitão do Tricolor fez 185 partidas pelo time, enquanto o ex-jogador vestiu a camisa 265 vezes.

"Fred é jogador de Seleção, diferenciado, está voltando à boa fase dele. Não me surpreende que ele volte a jogar bem", disse Renato Gaúcho, que lamentou apenas uma chance perdida no empate com a Cabofriense. "Perdeu um gol feito, mas acontece", minimizou.

Daqui para frente, Fred parece ter o caminho livre para subir ainda mais no ranking de goleadores da história do Fluminense. O nono colocado, Ézio, tem 119 gols, apenas quatro a mais, enquanto, o oitavo marcou apenas 10 gols a mais que o atual camisa 9.  Se repetir bons anos do passado, o atacante pode chegar até a sétima colocação, que é de Preguinho, com 128 gols.

O certo é que o golaço e o recorde deixam Fred mais tranquilo para se reapresentar à seleção brasileira. O jogador não atua com a camisa canarinho desde o dia 14 de agosto do ano passado, quando enfrentou a Suiça em amistoso vencido pelo Brasil por 1 a 0. Depois, o camisa 9 desfalcou a equipe de Felipão em seis jogos por causa de uma lesão na coxa direita.

A expectativa de Felipão pela volta de Fred é grande. O treinador atrasou a convocação de jogadores que atuam no Brasil até a última segunda-feira só para saber se o jogador estaria apto a enfrentar a África do Sul na próxima quarta. Com a convocação, o técnico deu novo voto de confiança ao camisa 9 que sofreu com lesões em 2013.

Agora resta saber se Fred corresponderá à expectativa de Felipão contra a África do Sul. Apesar dos momentos difíceis no começo da temporada, confiança não falta para o camisa 9 retomar a boa fase pela seleção brasileira, ainda mais depois do golaço da última quarta-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos